A Prefeitura de Presidente Prudente assina nesta sexta-feira (23/03), às 9h, na Fundação Inova Prudente, o termo de adesão ao Projeto ‘Internet Para Todos’, do Governo Federal.
O lançamento contará com a participação do prefeito Nelson Bugalho e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab. Também está prevista a participação do diretor técnico Operacional da Telebrás, Jarbas Valente, e do secretário municipal de tecnologia da informação, Rogério Alessi, além de vários prefeitos da região, lideranças e autoridades.
O Programa ‘Internet Para Todos’ exige que os municípios interessados em aderir façam suas inscrições previamente junto ao MCTIC, bem como o credenciamento das empresas de telecomunicações que prestarão o serviço. Cabe às prefeituras indicar as localidades passíveis de atendimento e assinar o termo de adesão.
A Prefeitura de Presidente Prudente indicou no termo de adesão as 68 escolas municipais, sendo 30 de ensino fundamental e 38 de infantil, que atendem 18 mil alunos. Neste total, estão incluídas as escolas situadas nos distritos de Montalvão, Eneida, Ameliópolis e Floresta do Sul.
Este termo define a infraestrutura básica e as condições necessárias para a instalação da antena e dos equipamentos. Além de garantir a segurança da área, a Prefeitura também deverá arcar com as despesas de energia elétrica que os equipamentos vão consumir.
O programa – o ‘Internet para Todos’ é uma ampliação do GESAC, Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão, responsável por conectar à internet escolas, hospitais, postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos, em áreas remotas que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.
O programa não oferecerá o serviço gratuitamente, mas a preços reduzidos, pois as empresas têm um ônus para manter a infraestrutura de conexão. Entretanto, a empresa que atender essas localidades, por ter as garantias e isenções oferecidas pelo Programa, poderá oferecer um produto com um preço menor.
Como parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet em banda larga no país, a Telebrás, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), atuará na implantação do Internet para Todos.
O satélite será utilizado para prover conexão, especialmente nas regiões mais remotas. O equipamento tem capacidade para cobrir todo o território brasileiro e é o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, com investimentos estimados em R$ 2,7 bilhões. A previsão é que ele seja operacional por 18 anos.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente