Pedro Silva
Em sua terceira edição, o processo de apoio e fomento para projetos inovadores teve 40 inscrições, um número recorde. Deste total, 20 novos empreendedores serão selecionados para receber mentorias, capacitação e participarão de eventos técnicos exclusivos com objetivo de ´acelerar´ seus projetos para transforma-los em um modelo de negócio inovador e sustentável.
E para ´rodar´ o processo de pré-aceleração deste edital, a direção da Fundação Inova Prudente anuncia que reservou uma sala, de aproximadamente 60 metros quadrados, que está sendo preparada com pintura e decoração temática, é climatizada e receberá móveis e equipamentos necessários para que os ´acelerados´, como costumamos chamar estes empreendedores, possam receber as mentorias e capacitações.
Para o diretor da Fundação Bruno Carnelóss o novo espaço complementa os serviços prestados pela Inova: “Precisávamos de um local para desenvolver as ações de aceleração, pois vem ai 20 novos empreendedores e queremos que a experiência deles tenha qualidade e seja efetiva”. O diretor também informou que todos os empreendedores que já passaram pelos processos de aceleração, tenham recebido bolsa ou não, também terão direito a usar o local, e estão sendo contatados para saber se tem interesse. “Essa sala foi um pedido de alguns empreendedores que já passaram pelos processos de mentoria e capacitação, e que frequentam a Inova utilizando-se do coworking. Vamos entrar em contato com todos, e aqueles que manifestaram interesse receberão um crachá que dará direito ao uso gratuito por 12 (doze) meses” complementou Bruno.
Para o secretário de tecnologia Rogério Alessi o local também vai fortalecer as relações entre os empreendedores que passam pelo processo de aceleração: “Eles participaram de vários cursos durante o processo de aceleração, que dura 100 dias. Ter um local determinado vai fortalecer os laços e ampliar as conexões do novo grupo que vem ai”. O secretário fez questão de explicar que o local, embora exclusivo para quem esteja passando pelo processo de aceleração, será de uso compartilhado, ou seja, ficarão juntos num mesmo ambiente. Alessi não recomenda que os empreendedores em estágios mais avançados, que estejam incubados na INTEPP ou que necessitem ou já que tenham privacidade deixem seus locais atuais: “Vamos convidar todos que já passaram pelos editais anteriores pois não podemos deixar ninguém de fora, já que a iniciativa é pública.”, finaliza Alessi.
A entrega do local será nesta segunda-feira, dia 23, as 18 horas, quando se inicia o processo de aceleração desta terceira edição do edital de apoio e fomento, que neste ano contará com mentoria especializada da Darwin Aceleradora de Florianópolis, eleita a melhor aceleradora em 2018 e 2019 pela ABStartups. Este ano, o foco está em projetos com menor grau de maturidade: “Diferente dos outros dois editais, nesta edição queremos apoiar projetos em fase inicial, que precisam de apoio para se desenvolverem, e que depois poderão ir para a incubadora ou até mesmo para o mercado, dependendo da evolução.” finaliza o secretário.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente