Inova terá escritório de inovação dedicado a acadêmicos

Inova Prudente terá escritório de inovação dedicado a acadêmicos
Inova terá escritório de inovação dedicado a acadêmicos

foto: Juliane Rígolo

Atualmente a inovação é reconhecidamente um elemento estratégico e determinante para o avanço econômico e social em todo o mundo. A partir desta óptica, a Inova Prudente - um local que tem em seu DNA a Educação, a Pesquisa e Inovação - tem um papel primordial de fomentar, auxiliar e apoiar os acadêmicos a terem sucesso em suas ideias e projetos e, desta forma ajuda a transformar seus trabalhos acadêmico de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em negócios inovadores e sustentáveis.

Em um futuro muito próximo, a Inova contará com um ‘Escritório de Projetos de Inovação’: um local de apoio aos estudantes de graduação e pós-graduação para elaboração, captação de recursos, desenvolvimento ou testes do MVP (Produto minimamente viável) ou do produto final. Além de oferecer capacitações, assessorias, mentorias, recursos materiais e infraestrutura em parceria com todas as IES-Instituições de Ensino da região, e apoio do governo.

O secretário de tecnologia e presidente do conselho curador da fundação Rogério Marcus Alessi, explica que o ‘Escritório de Projetos’ será um espaço dedicado aos acadêmicos e docentes para que possam desenvolver trabalhos, criar negócios e empregos.

“Essa mão de obra extremamente qualificada vai transformar seus projetos em um negócio sustentável. Assim você ajuda egresso a ser um empreendedor de sucesso, e atrai outros ao sistema, renovando o ciclo”, explica o secretário.

Para esse segundo semestre de 2019, a Inova Prudente irá apoiar e conectar inicialmente quatro projetos dos cursos de pós-graduação da Toledo Prudente – Centro Universitário. A primeira reunião aconteceu nesta terça-feira (13/08) com os projetos Lista Ai e o Tadomma. Já nesta quinta-feira (15/08) estarão presentes os projetos Limp-já e o Planner Odonto.

Esse espaço irá muito além dos editais. Não é a primeira vez que a Fundação apoia estudantes, com o Matheus Teixeira que, quando cursava o Mestrado em Mídia e Tecnologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, buscou ajuda com os equipamentos de Realidade Virtual e Aumentada para  a desenvolver seu projeto de pesquisa sobre vídeos-documentários imersivos.

Outro bom exemplo é o Startup prudentina StresScan  - que é um sistema inteligente de monitoramento fisiológico de plantas e que visa levar tecnologia ao produtor rural. Criado em sua tese doutorado realizado na Unoeste pelo doutor Gustavo Saraiva, e atualmente hospedado na Inova

Em breve vamos disponibilizar um canal para receber os projetos e avaliar as possibilidades de apoio.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente