Parte da comissão organizadora do 1º Startup Weekend Women de Presidente Prudente esteve na Fundação Inova Prudente nesta quarta-feira (07/03). No local, foi conferida toda infraestrutura do Bloco A, onde será promovido o evento marcado para ocorrer de 18 a 20 de maio.
Embora esta seja a terceira edição do Startup Weekend Prudente, é a primeira voltada às mulheres. Entretanto, os homens também poderão participar, mas serão a minoria entre o público feminino. Isso porque 75% das vagas do evento devem ser preenchidas por empreendedoras.
Um dos integrantes da comissão organizadora que é composta por mais de dez pessoas, Gustavo Marquini, diz que além da estrutura, a Inova dará apoio ao empreendedorismo e a inovação, considerados por ele como pilares importantes à comunidade. “A estrutura oferecida na Inova irá revolucionar a forma como a inovação é tratada em Prudente e será referência para muitas cidades. Temos muito a agradecer a toda equipe por aproximar o espaço aos eventos que impactam a nossa região”, pontua.
Além de Gustavo, estiveram na Inova Camila Polizello, Felipe Blini, Fernanda Cruz, Jéssica Amorim e José Pascoal. No local, eles foram recebidos pelo presidente do Conselho Curador da Fundação, Rogério Alessi, que também é titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação).
Startup Weekend – o evento tem como objetivo criar soluções tecnológicas para diversos temas, isso em apenas um fim de semana de trabalho árduo. Mais que isso, visa promover networking e é tido como uma oportunidade do participante desenvolver seu próprio negócio.
Um exemplo concreto é o vencedor da primeira edição, Gustavo Saraiva, que, além de ter recebido convite para ter a StresScan na pré-residência da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente), foi aprovado recentemente e receberá fomento do Programa Pipe-Fapesp (Pesquisa Inovavita em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o que pode chegar até R$ 200 mil. A StresScan apresenta soluções de baixo custo para monitoramento de estresse em plantas. Gustavo integrou ainda a banca que selecionou os 20 melhores projetos inscritos no Edital de Fomento à Inovação.
Vale lembrar que a primeira edição do Startup Weekend foi realizada pelo Governo Municipal, por meio da Inova em conjunto com parceiros, e sediada no prédio da Fundação. A segunda foi promovida pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e contou com a colaboração da Inova e diversos parceiros.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente