A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente em parceria junto a Diretoria Regional de Saúde (DRS), a Central de Agendamento, a Cross São Paulo e a Fundação Inova Prudente realizou na última quinta-feira(22) e sexta(23) o treinamento para a atualização do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Saúde), com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESFs), as quatro unidades do Centro de Atenção Psicossocial(CAPS), o Centro de Referência do Idoso (CRI) e do DST/AIDS.
O curso foi ministrado pelo instrutor da Cross São Paulo Cláudio Sanches Gargaro Junior, que ensinou a forma de como inserir a pessoa no Cadastro de Demanda do Cross com as nomenclaturas corretas, fazer a atualização de endereço e telefone, verificação do histórico e se teve cancelamento e transferência.
“Ao obedecer todo protocolo da secretária, os pacientes são agendados de uma forma prática e assim há uma diminuição na fila de espera”, segundo Cláudio. Caso a central realize um agendamento errado, a pessoa irá até o prestador e não será atendido.
O Cross é a porta de entrada para o Ambulatório Médico de Especialidade (AME), o Hospital Regional (HR), o Hospital Estadual Dr Odilo Antunes de Siqueira e o Hospital do Câncer, no qual são denominados de prestadores.
De acordo com a supervisora da central de agendamento municipal de saúde de Presidente Prudente Angélica de Oliveira Pessoa, o sistema “é uma ferramenta muito importante, pois sem ela a Secretaria de Saúde no método regulação não consegue trabalhar”.
Todos os pacientes que procuram o sistema público de saúde precisam estar inseridos no Cross para assim, serem atendidos por especialistas ou fazerem exame de raio-x, ultrassom, tomografia e afins.
A intenção segundo Angélica, é fazer um outro treinamento daqui seis meses pois assim sempre o departamento estará reciclando, melhorando e tirando as suas dúvidas em benefício do paciente.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente