A Fundação Inova Prudente sediou nesta terça-feira (24/07) mais uma etapa da capacitação do módulo ‘Ficha Social’ do Sistema Órion da Polícia Militar, que ocorreu concomitante ao 1º Encontro Regional de Comdecs (Coordenadorias Municipais da Defesa Civil).
Nesta etapa, a capacitação é voltada aos representantes da Defesa Civil das 54 cidades pertencentes a Redec/I-10 (Região Administrativa/10 – Presidente Prudente). Na próxima terça-feira (31), às 9h, ocorre o último encontro do ciclo de capacitações.
Na oportunidade, além da Defesa Civil de Prudente, outras cidades enviaram representantes do órgão. Foram elas: Álvares Machado, Caiabu, Dracena, Inúbia Paulista, Martinópolis, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Pirapozinho, Presidente Epitácio, Rancharia, Regente Feijó, Rosana e Taciba.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, o capitão da Polícia Militar João Henrique Papoti, o Ficha Social do Sistema Órion é de extrema importância ao órgão, pois possibilita a verificação de pessoas que devem ter atendimento prioritário em casos de acidentes ou possíveis ocorrências em áreas de risco.
“Se temos informações que haverá uma grande inundação e que naquela área existe uma pessoa cadeirante, sem dúvida nenhuma, ela estando cadastrada no Sistema Órion terá atendimento prioritário”, diz, exemplificando a importância de estar cadastrado no módulo Ficha Social.
O capitão PM Papoti acrescenta ainda que a Defesa Civil opera tanto na prevenção quanto no atendimento. Dessa forma, ele afirma que “com o cadastro prévio, a parte de prevenção e o atendimento prioritário a essa pessoa, no caso de atuação, é, além de mais ágil, mais específico para quem necessita”.
Por fim, o capitão define a parceria da Defesa Civil e Polícia Militar como “extremo sucesso”. “Temos casos, em alguns municípios, em que as pessoas já podem contar com o sistema da Defesa Civil, pois atualizaram e estão incluídos no sistema da ficha social”, conclui.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente