Inova recebe a visita da Associação de Surdos visando o incentivo do uso da tecnologia

Inova recebe a visita da Associação de Surdos visando o incentivo do uso da tecnologia
Inova recebe a visita da Associação de Surdos visando o incentivo do uso da tecnologia

foto: Isabela Souza

Na noite de sexta-feira (24/01), a Inova Prudente recebeu a visita da Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente, com o intuito de apresentar o espaço e a tecnologia como uma porta para futuras oportunidades no mercado de trabalho para os surdos.

A coordenadora dos cursos da associação e do conselho deliberativo, Maria Darcy Mariz Morano, explicou que “Nós queríamos conhecer o espaço, porque queremos que os surdos se interessem por tecnologia. Eles são muito visuais, não gostam muito, por exemplo, de ir a lugares com música instrumental, eles preferem coisas ligadas a tecnologia”.

Darcy ainda contou que esteve em uma outra oportunidade na Inova e que querem fechar uma parceria para a realização de cursos no espaço. “Achei que seria muito legal eles conhecerem todo o espaço e uma maneira de incentivar com que façam o curso na sala de computadores pra que eles aprendam a ter domínio no computador para, por exemplo, aprender a montar o próprio currículo, uma planilha, e todo material que precisarem, podendo fazer sozinhos. E aulas sobre postura em entrevista de trabalhos”.

Ela ainda acrescentou que hoje todos estão muito ligados aos celulares e só isso não basta na hora de conseguir ingressar no mercado de trabalho, que é preciso ter um equilíbrio e por isso, a realização desses cursos. “É equilibrar esse aprendizado, para que no futuro possam trabalhar, porque tem surdos que trabalham em algumas empresas em que os comandos são todos através de computadores. Que eles tenham essa permissão de crescer dentro da empresa e que não saber nada sobre a tecnologia não seja uma limitação”.

Além de conhecerem o espaço, que foi apresentado pelo diretor-presidente da Fundação Bruno Carnelóss, todos puderam participar da experiência com a Realidade Virtual e Aumentada, que foi orientada pelo desenvolvedor de sisitemas, Marlon Paulo. 

Sobre a Associação

A Associação de Surdos de Presidente Prudente começou a quatro anos atrás e cada trabalho é realizado na casa dos voluntários, em eventos ou até mesmo pelos celulares.

Um dos principais objetivos da associação é a Educação de qualidade e escola bilíngue para os Surdos. Além disso, buscam ser reconhecidos como instituição de referência, ao ter compromisso com a Comunidade Surda e também com a comunidade em geral.

Atualmente, acontece cursos de libras para todas as pessoas, sendo deficientes auditivas ou não, nas salas de catequese da Catedral de São Sebastião no centro de Prudente. A associação conta com sete turmas de adultos e duas de crianças.

Darcy explica que existe uma escassez muito grande de pessoas que sabem falar Libras e que eles vêm buscando mudar essa realidade. “Uma das necessidades da associação era a divulgação da língua dos surdos, porque é uma minoria de pessoas que sabem se comunicar com eles. A maioria tem medo, quando não sabe falar com o surdo, tem medo até as vezes de olhar ou tentar se comunicar. O que nós vimos era a necessidade de divulgar libras”, ressaltou.

Libras é uma língua com status de meio legal de comunicação e expressão reconhecida pela lei 10.436 no Brasil. Por ser uma língua viso espacial, ela é um muito mais fácil de ser aprendida pelos surdos e por isso é o primeiro idioma da comunidade surda no país.

Para saber mais sobre a Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente, acesse: http://asspp.com.br/.  

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente