Inova Prudente será case de sucesso em palestra na StartSe, em São Paulo

Inova Prudente será case de sucesso em palestra na StartSe, em São Paulo
Inova Prudente será case de sucesso em palestra na StartSe, em São Paulo

Nesta quarta-feira (24/04) a convite da StartSe, o  Secretário da Tecnologia da Informação Rogério Alessi será um dos palestrantes do GovTech 2019 (que acontece no Centro de Exposições Center Norte, em São Paulo) onde abordará o tema ‘Governo Municipal e Startups: uma conexão de benefícios e sucesso’. A apresentação será das 15h às 15h30, conforme a programação.

O GovTech é uma conferencia que discute como empresas e startups  podem tornar o governo mais eficiente por meio da tecnologia e é voltado para os servidores públicos, startups, empresas,  investidores, empreendedores e entusiastas.

As inovações tecnológicas modificaram a forma de estudar, trabalhar, se comunicar e até como lidar com a saúde porém, o governo ainda funciona como há 50 anos. Para tentar melhorar os problemas causados pela falta de modernização (denominados de ‘dores’ neste universo que parece ter um dialeto próprio) os governos contratam grandes empresas de tecnologia.

Entretanto, algumas dessas ‘dores’ podem ser novas as quais, muitas vezes, nem estas grandes empresas nem o próprio governo consegue resolver. Assim, é nesse cenário extremamente competitivo e recente, que surgem as empresas de base tecnológica focadas em solução para o governo: as Govtechs.

São empresas jovens mas muito ágeis que conseguem criar oportunidades de negócio num segmento até então dominado pelas grandes corporações de softwares, justamente por estarem focadas em soluções específicas.

No governo municipal de Presidente Prudente, diversas soluções foram implementadas por startups. Segundo o Secretário de Tecnologia Rogério Alessi, muitos dos problemas que uma Administração enfrenta podem ser resolvidos usando a tecnologia de uma forma mais dinâmica e inovadora.

Como exemplo temos o caso do sistema de georreferenciamento de vagas em creches, o qual faz a pré-matrícula das crianças, mapeia e indica as três escolas mais próximas disponíveis. De acordo com Rogério, na construção da solução, a primeira ideia quando se fala em fila nas creches é resolver o problema construindo mais.

“Percebemos que havia na rede vagas suficientes para atender à demanda. O problema estava na má distribuição das matrículas, e isso foi resolvido com uso de uma tecnologia inovadora”, fala Alessi.

O sistema ajudou a zerar a fila em 2018, como, também, atender toda a demanda apontada quando entrou em operação em outubro de 2017. Recebeu em 2018 o prêmio Inova Cidade pela SmartCity Businesse como uma das mais inovadoras soluções.

Não é só na educação que Prudente inova com Startups. Na segurança pública, por exemplo, outra solução foi desenvolvida: o Sistema Órion de Boletim social da Polícia Militar, que possibilita o registro das ocorrências não criminais da PM, seus atendimentos e o mapeamento delas. Desta forma permite uma atuação mais eficiente da corporação.

O projeto recebeu, em 2017, o Prêmio Presidente Prudente de Inovação e hoje já está sendo utilizado por cerca de 100 cidades no estado de são Paulo. “Também fizemos a integração do sistema da PM com nossa base de dados. Assim, quando um policial abre uma ocorrência, outros setores do município podem ser acionados como Assistência social, Desenvolvimento Econômico, saúde ou educação”, explica Alessi que considera essa integração essencial para a governança de uma cidade.

Além destas, outro projeto chamou atenção dos organizadores do GovTech:  e a Inova Prudente, assunto este que será abordado no evento.  A ideia, segundo o secretário, é difundir essa metodologia de que o governo de um município também pode investir em projetos inovadores oferecendo apoio, infraestrutura, bolsa-auxílio e mentorias para aceleração.

Para o diretor presidente da Fundação, Bruno Carnelóss, são poucos os municípios no Brasil que ajudam no ecossistema de empreendedorismo e inovação.  “Estamos muito felizes de saber que estas iniciativas serão mostradas para um público seleto”, comemora o diretor ao se referir aos participantes do evento que, conforme a organização, deve superar 1000 pessoas.

A Inova já sediou vários eventos de empreendedorismo e inovação e acelerou diversos projetos que podem se transformar em startups. Atualmente estão sendo acelerados 25 projetos inovativos e cerca de 20 Startups tem recebido apoio direto para se desenvolver.

Com investimento em inovação, o prefeito Nelson Bugalho diz que o setor de tecnologia é um caminho bastante promissor para o desenvolvimento de nossa região. “A gente investe em startups e na formação de novas empresas, pois acreditamos no retorno econômico e social que elas trazem. Prudente tem milhares de acadêmicos e jovens talentos. É preciso oferecer condições de se desenvolverem aqui e, quem sabe, atrair outros jovens”, fala.

Para ele, o evento é um reconhecimento ao trabalho da Inova que, em apenas alguns meses, já tem mostrado resultados surpreendentes e o apoio da comunidade.


Serviço – Mais informações sobre o GovTech, que é um evento de nível nacional, podem ser obtidas no site: https://eventos.startse.com.br/govtech/.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente