A Fundação Inova Prudente foi contemplada por meio de chamada pública, e receberá do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa Sul-Sudeste, com o aval Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), um projeto para substituição de lâmpadas fluorescentes compactas e refletores por luminárias de LED e também a troca de ares-condicionados na sede da Fundação. Serão investidos cerca de R$ 500 mil nesse projeto.
“Serão substituídas 721 lâmpadas. Além disso, 44 ares-condicionados entre tipos de janela e Split de baixo desempenho serão trocados pelo tipo inverter. Segundo o projeto, a economia esperada é de 328,98MWh (Megawatt-hora) ao ano”, destaca Thiago Peres, engenheiro Eletricista e responsável pelos projetos de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste.
Essa economia gerada será medida através do relatório de M&V (Medição e Verificação), de acordo com a metodologia empregada no Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance (PIMVP).
Conforme o diretor-presidente da Inova, José Wilmar Ferreira Lima, é com muita satisfação que a notícia é recebida. “Um dos principais objetivos da atual gestão [do prefeito Nelson Bugalho] é a economia de recursos. Dessa forma, ter um projeto aprovado em uma chamada pública e conseguir trocar toda iluminação, bem como os ares-condicionados sem precisar de recursos próprios e ainda gerar economia aos cofres da Prefeitura, é de uma satisfação imensurável”, comemora.
José Wilmar faz questão de agradecer também a todos que colaboraram para que o projeto fosse construído, submetido à chamada pública e conseguido aprovação. “Priorizamos sempre o trabalho em parceria. Se não fosse a colaboração ímpar de instituições e pessoas, provavelmente não teríamos conseguido. O Governo é imensamente grato a todos”, destaca.
Vale destacar que o PEE tem como objetivo proporcionar tecnologias eficientes que contribuam para a redução do consumo e desperdício de energia elétrica, e consequentemente, do valor da conta de energia.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente