Fundada no 2º semestre de 2022, a Rede API (Ambientes Paulistas de Inovação) surgiu após um movimento de aproximação entre gestores de ambientes de inovação e empreendedorismo, e hoje já conta com cerca de 22 ambientes de inovação de diversas cidades do Estado de São Paulo, dentre eles, a Fundação Inova Prudente.
Tendo como objetivo articular e conectar, por meio de ações técnicas, institucionais e gerenciais, as entidades visam fortalecer o desenvolvimento e a operação de seus ambientes por meio da troca de experiências entre seus gestores.
Segundo o Diretor da Inova, Diego Andreasi, as reuniões do grupo ocorrem uma vez por mês de maneira virtual, além dos encontros presenciais em congressos da área. “Há também uma articulação de visitas técnicas entre os ambientes. Prudente, inclusive, deverá receber no mês de maio a visita do grupo através de uma reunião com o atual Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da ALESP, o deputado Mauro Bragato, que representa a região do Oeste Paulista”, afirma o diretor.
Ambientes Paulistas de Inovação
Fazem parte da Rede API instituições como Parques e/ou Polos tecnológicos, Centros de Inovação, Hubs de inovação, Incubadoras e/ou aceleradora de startups. Até o momento, a rede conta com os seguintes ambientes:
- Água Branca – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio;
- Bauru – Centro de Inovação Tecnológica de Bauru e Saruê Incubadora;
- Botucatu – Parque Tecnológico de Botucatu;
- Campinas – Fundação de Desenvolvimento da Unicamp; Parque Tecnológico de Campinas; Sociedade Campineira de Educação e Instrução e Hub Mandic
- Lins – Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins (ADETEC);
- Itapeva – Centro de Inovação Tecnológica de Itapeva;
- Santo André – Parque Tecnológico de Santo André;
- Piracicaba – Arranjo Produtivo Local do Álcool;
- Presidente Prudente – Fundação Inova Prudente;
- Ribeirão Preto – Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde de Ribeirão Preto (SUPERA PARQUE);
- Registro – Incubadora Aquário de Ideias;
- Santos: Parque Tecnológico de Santos;
- São José dos Campos – Parque Tecnológico São José dos Campos;
- São Paulo – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT);
- Sorocaba – Parque Tecnológico de Sorocaba e Inova Sorocaba (Hubiz Incubadora).
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente