A Fundação Inova Prudente esteve reunida nesta terça-feira (27/02) com representantes da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), entre pró-reitores, coordenadores e docentes. O encontro serviu para apresentar a todos o projeto do Governo Municipal e quais as pretensões para uma parceria entre ambas as instituições. Agora, cada coordenador, dentro de seu curso, deverá estruturar ações que serão desenvolvidas na Inova.
Na reunião, que ocorreu na Fundação, representaram a Inova Prudente o diretor-presidente, José Wilmar Ferreira Lima, e o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, que é o presidente do Conselho Curador da instituição.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a Inova é um projeto fundamental para o desenvolvimento da região e a “Unoeste, como integra muito bem o ensino, pesquisa e extensão, sempre apoiará um projeto como esse, pois também quer ver Prudente na ponta com desenvolvimento tecnológico de alto nível”.
Opinião semelhante tem o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste. Ele definiu o projeto como inovador e ousado. Além disso, parabenizou, em nome do prefeito Nelson Bugalho, todos aqueles que o planejaram. “Esse projeto é um ponto prioritário para o Governo Municipal criar empreendedores e inovação na cidade. Estamos satisfeitos com o que vimos e pudemos acompanhar que são as diretrizes da inovação e do desenvolvimento econômico de Prudente”, pontua.
Sobre as ações que devem promover em conjunto, Guelfi diz que a médio e longo prazo é o desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação, ensino e extensão, iniciativas que “tragam impacto para sociedade, que tragam soluções que possam ser colocadas a favor do cidadão prudentino”. Creste acrescenta ressaltando que tanto a Inova quanto a Unoeste podem propor projetos que “façam acontecer” tudo em prol da comunidade.
Em relação aos laboratórios de química da Inova, a Dra. Patrícia Alexandra Antunes, que conhece a fundo os espaços, adiantou que todo tripé da Unoeste poderá ser compartilhado.
“No ensino, algumas atividades da graduação podem ser desenvolvidas na Inova; na pesquisa, a utilização da alguns itens que a Fundação tem que a Unoeste talvez não tenha; e na extensão aproveitar toda estrutura para desenvolver os projetos com a comunidade, como o Inova Kids com oficinas de ciência com temas de meio ambiente, despertar científico, entre outros. Ambas as instituições ganham e, o principal, a sociedade só tem a ganhar com um espaço multidisciplinar como a Inova”, conclui Patrícia.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente