Prédio da antiga Escola de Curtimento de Couro está em reforma e será transformado em um grande Centro de Tecnologia
Quatorze de junho de 2018. Hoje, faz exatamente um ano que o chefe do Executivo de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, sancionou e promulgou a Lei de N° 9.370/2017, que alterou a estrutura da Fundação Educacional ‘Vicente Furlanetto’ e instituiu a Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação Tecnológica de Presidente Prudente ‘Vicente Furlanetto’ – Fundepi, conhecida popularmente como Inova Prudente.
De lá pra cá, cerca de 50 atividades foram realizadas, o que contabiliza mais de 3 mil acessos ao prédio que atualmente passa por reforma e modernização, com serviços executados pela Green Soluções em Engenharia, empresa vencedora de licitação. Conforme previsto no projeto arquitetônico, na entrada ocorre a instalação do cubo de vidro, enquanto no Bloco C já é possível imaginar o Coworking, uma vez que o mezanino está praticamente pronto e o espaço conta com novas cores.
Em relação às iniciativas realizadas com apoio de importantes parceiros, a Inova promoveu o 1º Startup Weekend de Prudente, o 1º Hackathon – Negócios Imobiliários, 1ª Semana Municipal da Inovação, 1º Encontro do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, 1º Seminário Internacional de Inovação, com um palestrante do Canadá, 1º Startup Weekend Women, 1º Edital de Fomento à Inovação, além de dezenas de palestras, workshops, cursos, entre outros eventos com temas inéditos abordados na cidade.
O prefeito diz ser “um privilégio” ter concretizado este grandioso projeto. “Quando instituímos o Centro de Inovação tínhamos o objetivo de reorientar a economia de Prudente, investindo em tecnologia e empreendedorismo. Hoje, a Inova é um dos maiores patrimônios de Prudente, um espaço que estava subutilizado e que agora é um polo de conhecimento e formação profissional. É uma honra ter colaborado para concretizar esse grandioso projeto”,
Para o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, que também preside o Conselho Curador da Inova, a instituição desempenha um trabalho excepcional para população de Prudente e região, o que favorece que as pessoas tenham curtos, treinamento e contato com um novo mundo que é o da Revolução Digital, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo. “Tudo isso não se constrói do dia para a noite, é um trabalho árduo e minucioso construirmos uma rede de confiança que vai se conectando com a Inova Prudente”, diz ele que é um dos maiores entusiastas do projeto do Município.
O diretor-presidente da Inova, Bruno José Garcia Carnelóss, também comemora o ano da fundação com entusiasmo. Embora tenha assumido a diretoria há pouco mais de um mês, Bruno também acompanhou o projeto desde o início. Para ele, é com alegria que a Inova comemora o primeiro ano.
“Quando lembramos tudo que foi feito e quantas pessoas passaram pela instituição, ficamos orgulhosos. Além disso, já recebemos nomes importantes, como Fernanda Cerávolo [diretora do Youtube Brasil], Jesse Thé, enfim. Temos o sentimento de missão cumprida dentro deste um ano, com o fomento do ecossistema da tecnologia e empreendedorismo em nossa cidade e o interesse cada vez maior da população”, enaltece Bruno, lembrando que vários temas inéditos foram abordados na Inova.
O diretor-presidente diz ainda que será mantido o trabalho para que nos próximos anos o fomento cresça gradativamente. “E daremos continuidade também ao princípio de estruturação básica na educação, em parceria com a Seduc [Secretaria Municipal de Educação], por meio do Inova Kids. Além disso, fornecermos recursos para o crescimento profissional e, acima de tudo, conectar pessoas”, conclui.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente