Diego Andreasi com os reitores das faculdades Unoeste e Toledo Prudente
Com o objetivo de unir a iniciativa privada, as universidades e o governo, a Fundação Inova Prudente, através do seu Diretor Presidente, Diego Andreasi, começou a realizar essa semana algumas visitas para apresentar as primeiras propostas de editais de fomento à inovação junto a iniciativa.
Tal ação, que é conhecida na literatura como “tríplice hélice”, pretende intermediar as necessidades e os recursos do setor privado, junto a mão de obra especializada dos pesquisadores das Universidades, com a finalidade de lançar editais de fomento à inovação.
Em visita a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Andreasi conversou com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, para explicar quais serão os possíveis trâmites que estes editais deverão seguir nas próximas semanas.
De acordo com Dr. Adilson, esse tipo de parceria é importante e é um incentivo para toda a cadeia de inovação, pois “possibilita com que a Unoeste atue em uma das suas principais funções, que é a pesquisa em desenvolvimento e inovação”, afirma.
Já Andreasi destaca que a expertise da produção científica universitária é fundamental na criação de produtos inovadores, capazes de atender as diferentes demandas, como a que está em andamento a pedido do grupo empresarial de distribuição, geração, serviços e comercialização de energia elétrica.
Quem também recebeu a visita do diretor da Inova Prudente foi a Toledo Prudente Centro Universitário. Em reunião com a reitora da instituição, Zelly Machado, em companhia do coordenador de tecnologia, inovação e empreendedorismo, Alisson Fernando Coelho do Carmo, Andreasi pode explicar em detalhes como pretende operar a tríplice hélice em conjunto com os professores e alunos da Toledo.
Segundo Andreasi, a Fundação está buscando parceiros da iniciativa privada para lançar editais, com o intuito de criar produtos inovadores e resolver os desafios destas empresas. “Esse é o objetivo do centro de inovação, intermediar a necessidade da iniciativa privada com as universidades.”
Na ocasião, Zelly afirmou que existe uma sinergia entre as duas instituições a fim de realizar projetos e/ou ações que envolvam a comunidade para o desenvolvimento econômico, possibilitando ganhos tecnológicos e inovadores.
Já para Alisson, a interação com a Inova Prudente sempre foi muito benéfica em ambas às partes. “A Inova sempre foi um parceiro criativo nesse processo de construção. Ela é fundamental para aproximar e alinhar as universidades ao mercado” elogia.
Além disso, o coordenador afirma que as possiblidades de editais, inovação e pesquisas dada pelo diretor da Inova foram muito boas. “Para a Toledo é muito bom fazer parte do ecossistema da inovação. Nós estamos muito felizes em conseguir oferecer mão de obra qualificada e tenho certeza que, unindo forças com a Inova, vai ser potencializado ainda mais.”
Em nota: ao longo dos próximos dias, o diretor da Fundação Inova pretende visitar as demais instituições de ensino da cidade de Presidente Prudente, sempre com o mesmo objetivo, fomentar e incentivar a Inovação em nossa região.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente