foto: Juliane Rígolo
A Inova Prudente, com apoio do Governo Municipal de Presidente Prudente, entregou nesta terça-feira (22/10), o primeiro pagamento referente a bolsa-auxilio do Edital de Chamamento Público Projetos de Inovação Tecnológica (2019) cuja ação é baseada nos termos das Leis n. º 9.086/2016 e 9.370/2017.
Participando da assinatura das bolsas, o prefeito ressaltou que fez questão de conhecer os empreendedores e ouvir um pouco do projeto de cada um. Além disso, o chefe do Executivo agradeceu por acreditarem na Inova.
“A Inova é o projeto mais importante do Governo. Os resultados, num futuro próximo, comprovarão isso. Fiquei impressionado com as ideias e espero que, com esse apoio, cada um possa crescer cada vez mais e concretizar os projetos tornando-os startups de sucesso”.
Os 10 empreendedores classificados anteriormente por uma comissão de avaliadores começam a terceira e ultima fase do Edital. Desta maneira, passam a receber um investimento mensal de mil reais por cinco meses. Durante esse período, serão acompanhados e avaliados mensalmente por um especialista contratado pela Inova para mensurar o desempenho e evolução de cada projeto.
Para o Secretário de Tecnologia da Informação, Rogério Alessi, a bolsa é uma forma de incentivar e estimular esses empreendedores como, também, de se concentrarem totalmente nesta nova etapa, a de Incubar os projetos.
“Muitos chegaram com uma ideia e hoje eles tem um modelo de negócios avaliado e validado. Assim, nessa fase, o objetivo é rentabilizar o projeto seja desenvolvendo um aplicativo ou implementando a solução das dores”, ressalta.
Lembrando que o objetivo do Edital é incentivar e fomentar propostas capazes de solucionar problemas através do uso metodologias, técnicas e ferramentas utilizadas por empresas nascentes de base tecnológica conhecida como Startups e transforma-las em um modelo de negócio.
Com isso, permite que as ideias de negócios dos idealizadores das futuras empresas (que utilizam base tecnológica) sejam transformadas, gerem produtos, serviços, sistemas de softwares gerando, ao final, renda tanto para estes inovadores digitais quanto para a cidade.
“É oferecer condições para que as pessoas possam tirar a ideia do papel, principalmente trabalhos de TCC e de pós-graduação, e transformá-las em um negocio”, ressalta Alessi.
Já os bolsistas são: Alessandro Marques Gentil (Xepa), Álvaro Costa (Cubo Evoluir), André de Oliveira Gea (Doa Sangue), André Primo de Oliveira (Recicleme), Felipe Tsuyoshi Isaac Kurihara (Compost), Guilherme Zago Moraes (Construa), José Valdério dos Santos (CockpIT Empresarial), Julián, Eduardo Medina Naranjo (Yumbrel), Letícia Vieira Costa Crisostomo (Love4 Kids) e Nicolas Alves Barcelos (EaObra?).
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente