Em três anos de editais públicos, desde 2018 até 2020, a Fundação Inova Prudente contou com um total de 49 projetos classificados que já passaram pelo processo de pré-aceleração e aceleração, cujo principal objetivo é ajudar aqueles que têm em mente uma ideia, mas não sabem como começar a desenvolvê-la. Isso é feito através de mentorias, eventos exclusivos e toda a capacitação necessária para que possam colocá-las em prática.
Além de todo o apoio intelectual de excelentes profissionais da região, oferecido aos empreendedores que desejam trabalhar no desenvolvimento de seus projetos, o processo de aceleração seleciona as melhores ideias desenvolvidas para que recebam uma bolsa-auxílio, com a finalidade de que invistam e impulsionem seus empreendimentos.
Como exemplo de grande sucesso, pode-se citar a startup Compost, que passou pelo processo de aceleração em 2019. Ela foi pensada pelo engenheiro ambiental, Felipe Isaac, e tem como finalidade transformar os rastros que a população deixa no planeta na forma de resíduo orgânico, em legado para o meio ambiente e para a sociedade.
Felipe conta que o processo de aceleração foi importante para que ele conseguisse organizar as ideias que estavam perdidas em sua cabeça. “A Inova me ajudou fornecendo estrutura, networking e suporte financeiro para a aceleração do projeto, visto que com a ajuda dos profissionais, muitos fatores mudaram e então pude tirar a ideia do papel e colocá-la em prática na cidade”.
Ele ainda diz que hoje a startup já conquistou uma base de clientes e parceiros bem consolidada e pontua o quanto a Fundação teve grande responsabilidade para que isso acontecesse. “Passar pelo processo foi algo essencial, pois creio que eu não teria ideia nenhuma sobre como lançar minha empresa, talvez eu fizesse de forma equivocada e com toda certeza, a Compost não teria essa cara”, destaca.
Outro exemplo de sucesso é a empresa Menu On, acelerada em 2020, o proprietário Luiz Bacarin relata que o processo de aceleração trouxe muita maturidade para o projeto, onde pôde aproximar sua ideia da realidade do mercado e descobrir caminhos para aumentar as chances de sucesso do seu negócio. “A ideia era muito vaga e confusa enquanto estava só no papel, a aceleração nos ajudou a colocar nossos pés no chão”, explica.
Luiz ainda diz que participar do processo foi uma grande oportunidade para construir algo mais viável e diferenciado. “Conhecemos muitos profissionais, de diversas áreas, que enriqueceram demais a nossa jornada. A bolsa-auxílio também nos permitiu investir em mão de obra qualificada para executar o projeto com mais qualidade”.
Agora, a Fundação conta também com a aceleradora Inova+, que inaugurada recentemente, fica localizada no Coworking da Fundação e possui 60 metros quadrados. É um local destinado aos acelerados, com o objetivo de estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo tecnológico, apoiar a criação e o desenvolvimento de startups; promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos e negócios inovadores; desenvolver e consolidar o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, além de conectar o ecossistema de startups aos demais polos de tecnologia e inovação.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente