Sendo um dos polos receptores do Programa de Educação Integral Cidadescola, que conta com alunos da Rede Municipal de Ensino, a Inova Prudente recebe semanalmente, através do projeto Inova Kids, cerca de duas mil crianças, que participam das diversas oficinas disponibilizadas.
Utilizando uma diversidade de tecnologia e inovação, os alunos podem aprender e se divertir ao mesmo tempo, usufruindo dos seguintes espaços: laboratório de realidade virtual e aumentada, informática, culinária, biologia, dois laboratórios de artes, dois laboratórios de química e dois de robótica. Ainda, poderão contar com um laboratório de física e matemática, que foi inaugurado recentemente.
A professora Fernanda Furini, que ministra oficinas de realidade virtual e aumentada no Inova Kids, destaca que os espaços disponibilizados são essenciais para a realização de um trabalho de qualidade com as crianças. Para a docente, "a estrutura disposta na Inova propicia experiências inovadoras que estimulam o interesse das crianças pelo aprendizado, isso ocorre de maneira interativa, tornando tudo mais significativo e prazeroso”.
Já a professora de robótica, Silmeri Gouvea, pontua a importância do interesse pela inovação e tecnologia que é despertado em cada aluno. “Todas as oficinas contam com materiais adequados para adquirir aprendizado, por meio da vivência prática e interativa”. Ela ainda ressalta que os recursos pedagógicos disponíveis em sua oficina possuem a capacidade de interagir também com outras partes do conhecimento, como por exemplo, matemática, física, criatividade e arte.
A parceria entre a Inova e o Cidadescola possibilitou às crianças o acesso a um tipo de aprendizado que vem se tornando referência em diversos países ao redor do mundo, através de aulas práticas e lúdicas, ao mesmo tempo, com a utilização de tecnologias e metodologias inovadoras, das quais se pode citar: realidade virtual e aumentada, scratch (plataforma de programação lúdica para crianças), robótica e entre outras.
Cada oficina conta com cerca de 30 alunos e tem como objetivo, motivar em cada um deles o interesse e a curiosidade por cada novo assunto que lhes é apresentado. Além de oportunizar o acesso às novas tecnologias, também desenvolvem nas crianças o desejo de aprender sobre determinado assunto, desenvolvendo novas habilidades.
Na atual geração de nativos digitais (aqueles que nasceram e cresceram com as tecnologias digitais presentes em sua vivência), a metodologia do aprender fazendo é a mais utilizada no processo de aprendizagem. Assim, todas as ações educacionais desenvolvidas na Fundação, possuem esse segmento, tendo como foco o uso da tecnologia e da inovação.
Correria, e sem tempo para ler agora? OUÇA A MATÉRIA!
Disponível no Spotify e Anchor:
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente