A segunda edição do curso de ‘Rede de Computadores com e sem fio – Teoria e Prática’ chega ao fim na noite desta sexta-feira (10/08). Assim como na primeira edição, após uma semana de aula, hoje é o dia em que os alunos finalizam o projeto de estruturação de rede de um caso específico.
A segunda turma do curso foi bem diversificada. Teve casal, família, pessoas da área em busca de atualização e aqueles que quiseram adquirir um novo conhecimento. Este é o caso da cuidadora de crianças Marisol Aparecida Guirão Gomes. Ela, que tem 55 anos, diz que achou o aprendizado muito interessante e recomenda a todos que têm interesse em fazê-lo.
“Tinha muito interesse em aprender e, embora seja um pouco leiga na área da informática, consegui aprender a teoria e a executar todas as tarefas práticas. Um serviço que antes dependia de terceiros, agora consigo fazer, pois tenho uma base. Já economizo um pouco. Fiquei satisfeita com o curso, com o professor e agora, sempre que tiver oportunidade, estarei na Inova. Temos que nos atualizar e acompanhar a evolução”, pontua Marisol.
O casal Lays Ferreira dos Santos Araújo e Ricardo Araújo também aprova o curso. Ela, que é administradora, foi a responsável pela participação dos dois. Lays conta que viu a publicação sobre o aprendizado na internet e na hora chamou o marido para participar. O que para ela, por se interessar pela área, foi a oportunidade de aprender um novo conhecimento, para ele, que é analista de sistema, foi de se atualizar.
“Achei interessante, principalmente clipar o cabo. Nunca pensei como era, imaginava que viesse pronto ou então só cortava e encaixava no conector, mas tem todo um processo a ser seguido. Aprendi e dou conta de fazer sozinha”, comenta Lays. Já Ricardo afirma que é sempre bom buscar conhecimento. “É uma área bem dinâmica, o que hoje é atualizado amanhã pode estar ultrapassado. Quanto mais conhecimento tiver, melhor”. Ambos torcem ainda para que o curso tenha continuidade para que mais pessoas tenham a oportunidade de participar.
Já o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Felipe Camacho, participou junto com o pai, o comerciante de material hidráulico Flávio Camacho. “Faço faculdade na área e me interessei em aprender mais. Estávamos com problema de conexão de rede na loja e meu pai achou interessante fazermos o curso para conseguirmos solucioná-lo”, explica Felipe.
Agora, Flávio acredita que estão aptos a resolverem o problema de conexão de rede na loja. Inclusive, ele revela que até identificaram qual é. “Além de resolver o problema, estamos com ideias para fazermos mudanças na loja. O aprendizado é muito dinâmico e de fácil entendimento. A linguagem utilizada pelo professor é fácil. Assim, até quem não tem nenhuma base, consegue entender o curso”, elogia.
Como já informado anteriormente pelo facilitador, o instrutor em TI Reginaldo Caetano, durante as aulas são estudados conceitos de rede, cabeamento, topologias para estruturar uma rede, como fazer um cabo estruturado, com apresentação dos padrões de cabo 568A, 568B, CAT5e e CAT6e, entre outros conteúdos. “O intuito do curso é saber montar uma rede cabeada estruturada”.
Neste sábado (11), das 8h às 13h, tem início a terceira edição do ‘Rede de Computadores com e sem fio – Teoria e Prática’. O curso será dividido em duas aulas, sendo a segunda no dia 18 deste mês.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente