foto: cedida
O cenário atual é de muita preocupação para sociedade, visto que a pandemia do coronavírus vem deixando consequências pelo mundo a fora. Por isso, muitas pessoas vêm se juntando afim de contribuir com doações em dinheiro ou alimentos e de produtos de higiene, que de alguma forma possam ajudar para que esse problema seja resolvido o mais breve possível.
Diante disso, outra alternativa encontrada foi a produção de máscaras para doação aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate desse vírus. Os jovens, Marina Flávia, Raphael Veríssimo e Thiago Tufolo, se uniram para produzir máscaras para o combate ao Covid-19. Eles tiveram como referência o “Projeto Higia” de Mogi das Cruzes e também propuseram que a Inova Prudente contribuísse com essa causa, já que a fundação possui em sua estrutura uma impressora 3D e os materiais necessários para a produção.
Marina explica que essa iniciativa já vinha sendo feita por outras pessoas e que eles resolveram aderir com o intuito de ajudar de alguma forma quem está na linha de frente dessa pandemia. “Ao ver a pandemia espalhando, vimos um projeto de uma máscara facial (Projeto Higia) se espalhar nas redes sociais, que qualquer pessoa que tivesse impressoras 3d, poderia ajudar, daí resolvemos aderir a ideia para ajudar o pessoal que está na linha de frente contra o covid-19 da nossa região”.
Pela finalidade da causa, a Inova está contribuindo na impressão dessas máscaras e ao todo, já foram desenvolvidas 200 máscaras e que a pretensão é chegar ao total de 800 máscaras, caso consigam doações para os materiais. O equipamento individual pode evitar contaminação e podem ser higienizadas e reutilizadas, diferente de outros tipos de máscara.
O diretor-presidente da fundação, Bruno Carnelóss, pontuou que "a inovação vem sendo uma das principais armas contra a atual pandemia, é nosso dever contribuir no que for possível para ajudar no combate do covid-19".
As entregas estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, alguns hospitais como o Bezerra de Menezes e Clínicas Odontológicas estão na lista para serem atendidas também.
Os materiais utilizados para essa produção, são: filamentos plásticos (PLA e ABS), elásticos de costura, folha de acetato (0,3mm), indiretamente spray de fixação para cabelos, e energia elétrica.
Além da Inova, também estão envolvidos no projeto a Sinérgica Assessoria Esportiva, alguns empresários e toda a comunidade que ajuda nas doações. A meta é arrecadar R$ 4,500 e mesmo que o total não seja alcançado, todo valor doado será revertido em máscaras para a doação para os Municípios da região. Para contribuir, acesse: http://vaka.me/971608.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente