Empreendedores apresentaram o pitch e foram avaliados por um júri composto por especialistas
Cartão Aluguel, Cultiva Cotton, DeepView, Encontra Fácil, Ideal Consultoria Agropecuária, iPub, Radeasy, Vision Play e Wepass. Entre esses nove projetos estão os cinco melhores que receberão bolsa mensal de mil reais, durante dez meses, para que se desenvolvam e sejam inseridos no mercado. O anúncio dos vencedores será feito no dia 13 de abril, às 19h, em evento na Fundação Inova Prudente.
É que na noite dessa terça-feira (03/04), os idealizadores dos projetos passaram pelo pitch e foram avaliados por um júri composto por empresários, investidores, especialistas e professores universitários, sendo eles: Wilson Kunze, Leonardo Lepre, Rogério Garcia, José Carlos Cavalcante, Alessandro Altino, Paulo Diniz e Lucas Krasucki. Os nomes citados foram responsáveis por dar nota aos empreendedores levando em consideração quesitos como: parceiros, atividades, proposta de valor, segmento de clientes, recursos, canais, estrutura de custos e fluxo de receitas.
Uma das participantes, Renata Ruiz, que é da DeepView, disse que o Edital de Fomento à Inovação atraiu a atenção de bons empreendedores e afirmou que dele sairão bons produtos. “Outras iniciativas são importantes para expandir esse leque de empreendedores. Prudente é uma região que tem grandes universidades, pessoas qualificadas, talentos escondidos. Certamente em outras iniciativas surgirão boas ideias, como vimos nesta”, pontuou.
De acordo com o gerente regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante, o edital de inovação é louvável e outras iniciativas devem ser propostas para incentivar empreendedores digitais, pois “a região está precisando de ações como essa”. “Vislumbrei projetos viáveis, interessantes e inovadores. Alguns carecem de mais detalhes, estudo e pesquisa, mas no geral são interessantes. Tem soluções inovadoras aos negócios e com perspectiva de viabilidade econômica e financeira”, relatou.
Assim como Cavalcante, o diretor da Unesp Prudente, Rogério Garcia, disse que uma ação como o edital de inovação deve ser repetida e, posteriormente, “ter um programa que incentive as empresas a permanecerem no município”. Quanto aos projetos apresentados, ele salientou que são inovadores. “Alguns ainda precisam de polimento e pesquisa que fundamente. Às vezes uma ideia está mais próxima de chegar ao mercado e a outra ainda incipiente, mas é detalhe. No geral são projetos positivos”, enalteceu.
Por fim, o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, que preside o Conselho Curador da Inova, lembrou que o pitch foi realizado após os projetos terem passado por 200 horas de mentoria e consultoria, a fim de acelerá-los. “O destaque da noite foi pela qualidade dos empreendedores, alguns inclusive com doutorado, mestrado, outros especialistas de mercado, enfim, fatores que garantem a qualidade do projeto. Esperamos que sigam com a ideia e transformem em negócios viáveis e sustentáveis”, concluiu.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente