Implantação do Centro de Inovação indica nova era para o empreendedorismo em PP

A Fundação Vicente Furlanetto deverá receber um dos empreendimentos mais ousados da administração do prefeito Nelson Bugalho. A sede da instituição, que por muitos anos abrigou a Escola de Curtimento.
Implantação do Centro de Inovação indica nova era para o empreendedorismo em PP

A Fundação Vicente Furlanetto deverá receber um dos empreendimentos mais ousados da administração do prefeito Nelson Bugalho. A sede da instituição, que por muitos anos abrigou a Escola de Curtimento de Couro, poderá abrigar o Centro de Inovação de Presidente Prudente, local onde serão idealizados e desenvolvidos projetos que possam se transformar em negócios empresariais, gerando emprego e renda ao município, além de promover o estímulo à pesquisa e o avanço da ciência.

Em visita ocorrida na última quarta-feira (05/04), o prefeito Nelson Bugalho, acompanhado do Secretário de Tecnologia Rogério Alessi e do diretor da fundação, José Wilmar Ferreira, apresentaram as ideias para o projeto aos representantes de duas importantes entidades de Prudente: A União das Entidades de Presidente Prudente (UEPP) e a PoloIn, representada pelos respectivos presidentes Luiz Eduardo Minucci e Paulo Diniz, que também trouxeram vários integrantes.

O projeto de instalação do Centro de Inovação está sendo apresentado a diversos empresários do setor de tecnologia e também acadêmico. Já estiveram no complexo os representantes da Faculdade de Informática da Unoeste, Moacir Del Trejo e Emerson Doria, além do coordenador da Toledo Prudente Centro Universitário, Mario Andretta, o professor da FATEC Marcelo Tenório, e o gerente da Incubadora Tecnológica (Intepp), Luis Isique.

Outros empresários e secretários da prefeitura também já tiveram a oportunidade de conhecer as intenções do prefeito para o local. A próxima reunião do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia já está agendada para o próximo dia 20, e também deverá ocorrer neste local.

"Queremos mostrar nossa proposta a toda a sociedade interessada. É um projeto grandioso e extremamente importante" explica Rogério Alessi, que há quatro anos tenta junto ao governo do estado, sem sucesso, recursos para esse projeto.

Outros empresários prudentinos também foram convidados a fazer uma visita técnica no prédio, para conhecerem as intenções para o complexo. Tais profissionais são os responsáveis pela primeira edição do Startup Weekend em Prudente. "Se eles concordarem, vamos realizar o evento aqui, que tem toda infraestrutura necessária", pontua Alessi, que também é um dos organizadores do evento, que acontece de 28 a 30 de abril e deve atrair mais de 100 empreendedores que, num final de semana, serão capacitados e estimulados a desenvolverem uma Startup (empresa nascente de tecnologia).

Próximos passos

De acordo com Alessi, a primeira tarefa será alterar as características jurídicas da Fundação Vicente Furlanetto, para que esta se torne um Centro de Inovação. O projeto de transformação já está sendo elaborado e deverá submetido à aprovação da Câmara. Após esta etapa, deverá ser dado início à adaptação do prédio e implantação do novo serviço. O projeto deverá ser apresentado em breve à sociedade, mas já conta com apoio da comunidade acadêmica e dos profissionais de Tecnologia da cidade.

A instalação do Centro de Inovação será custeada, a princípio, por recursos próprios da Prefeitura, estimados em R$ 1 milhão. O projeto também vai prever uma segunda etapa, porém custeada pelo governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento e Tecnologia, que também já conheceu essas intenções há 20 dias, em reunião ocorrida na capital paulista.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação