iBati: Startup que nasceu em uma garagem hoje atende todo o país, e está sediada na Fundação Inova

Startup que nasceu em uma garagem hoje atende todo o país, e está sediada na Fundação Inova, ajudando seus clientes a resolver sinistrso de veículos.
iBati: Startup que nasceu em uma garagem hoje atende todo o país, e está sediada na Fundação Inova

Foto: Pedro Silva

Se você já teve algum problema com seu veículo dentro de um estacionamento, seja ele de shoppings, aeroportos, hospitais ou prédios, é bem provável que a iBati tenha ajudado no processo de resolução deste caso.

A startup nasceu em 2017, em uma garagem. O CEO Rafael Rosa Santoro conta a empresa é uma spin-off, vinda de dentro de uma oficina de funilaria e pintura. A plataforma atua na gestão de sinistros de veículos, sejam carros, motos, ou qualquer outro método de locomoção, focada em estacionamentos. “Nós não gerenciamos só casos de automóveis, mas sim de qualquer tipo de veículo, se tem patins ou patinetes, nós também resolvemos”, pontua Rafael com bom humor.

“Quando há alguma ocorrência dentro do espaço dos nossos clientes, eles entram na plataforma e abrem uma ocorrência, ai desde essa abertura, até a quitação do processo, esse caminho todo é feito pela plataforma do iBati”, explica o Diretor de Tecnologia, Victor Damaceno.

“Nós nos inspiramos no ambiente das oficinas, para entender como todas as pontas resolvem seus problemas para arrumar um carro. Tudo acontece na oficina, ela é um hub praticamente”, comenta Rafael, “a seguradora está lá, a fornecedora de autopeças, os clientes estão lá, toda a cadeira acaba consumindo o mesmo produto que é o carro”.

Rafael explica que a ideia é cobrir casos que não sejam amparados por seguradoras, seja por falta de cobertura da apólice, ou por estarem abaixo da franquia. “Quando temos esse cenário, cria-se um ambiente desregulamentado arcaico, amador, e por vezes até fraudulento, é como dizem, ‘é tudo mato’”, explica o CEO.

 “O que nós fazemos é replicar a experiência de uma seguradora, não no quesito de cobertura ou de segurar, mas no processo de resolver uma ocorrência, entregando um ambiente regulamentado e padronizado, só que 100% digital, e nem as seguradoras tem esse ambiente totalmente digital”, pontua Rafael.

Atualmente a iBati presta serviços para todo o território nacional, atendendo aproximadamente dois mil pontos, sendo mais de 25 aeroportos, 100 hospitais, 500 prédios comerciais, e também auxiliando shoppings, restaurantes e outros seguimentos. “Nós podemos dizer que a iBati está na infraestrutura do país”, destaca Rafael.

OPORTUNIDADES

Em presidente Prudente, a iBati conta com sete funcionários, atuando no desenvolvimento de softwares e atendimento aos clientes.

Fernanda Lima é atendente da startup, e se interessou pela empresa em um processo seletivo, e conseguiu a vaga em meio à 85 candidatos. “Eu não conhecia a empresa antes, nem o seguimento dela, mas depois de uma pesquisa eu me interessei muito e estou aqui”, comenta a atendente que é formada em direito.

“Eu me sinto muito confortável aqui na iBati e na Inova”, declara Fernanda, “aqui as pessoas vêm focadas para trabalhar nessa área da tecnologia, é como se todos tivessem o mesmo intuito de crescer, então ninguém se atrapalha, pelo contrário, se ajuda”.

Os desenvolvedores de softwares da startup, Pedro Dower de Melo e Hugo Felipe, também compartilham da sensação de bem-estar de estar na iBati e na Fundação Inova. “Aqui é um ambiente aberto, arejado, faz bem até para a minha saúde não ter aquele ar-condicionado forte”, brinca Pedro.

“Toda a área de tecnologia é baseada em desenvolvimento, e essa área nunca para, a iBati também não, então nós conseguimos imaginar crescendo dentro da própria área e principalmente dentro da empresa”, afirmou Fernanda, “quando nós fomos contratados,  já era clara a dimensão da expansão da empresa, então nós já temos um plano de carreira”.

“A experiência de entrar em contato com tantas pessoas é essencial”, destacou Hugo, “aqui na Inova eu consigo ver o crescimento das empresas, e todo o processo de incubação de forma bem transparente”, completou Pedro.

PREVISÕES PARA O FUTURO

Por seu tamanho e necessidade de expansão, a iBati tem planos de se instalar no HUB018, assim que o novo espaço for inaugurado. Segundo Rafael, a expectativa da startup para a nova localidade é muito alta. Ele diz que o objetivo é “fazer valer cada metro quadrado daquele espaço, crescendo o nosso time e gerando mais empregos em Prudente. Nós pensamos em expandir a partir de Prudente”.

A empresa pretende com a expansão para o HUB018, criar oportunidades na área de comunicação, organização de desenvolvimento. “Nossa central de comunicação é em Milão, na Itália, gerenciada por um sócio nosso. A ideia é que com o crescimento nós contratemos profissionais de marketing, publicidade e jornalismo, sendo comandado por ele”, conta Rafael.

“Nós entendemos que o HUB é o crescimento da Inova, e nós estarmos lá significa o nosso crescimento também, e que estamos atingindo os nossos objetivos”, declara o CEO. “O mesmo networking que temos aqui, existirá no HUB018, porém de forma aprimorada”, completa Victor.

A iBati traz um modelo horizontal de relacionamento entre os funcionários, que segundo o CEO é beneficiado pela Fundação. “A Inova ela dá continuidade nossa cultura. Aqui nós conversamos de igual para igual, sem aquele modelo tradicional de trabalho, nós trabalhamos como parceiros, claro que existe disciplina, mas não quer dizer que não haja liberdade”, finaliza Rafael.

SERVIÇOS

A iBati apresenta soluções tecnológicas, e tem um ambiente 100% digital para a resolução e gestão dos sinistros de veículos. Visite o site da startup, https://ibati.com.br/, para conferir informações complementares.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente