Foto: Mariana Moreira
Na tarde de ontem (14), os classificados para o Hotel de Projetos Inovadores (HPI), foram recepcionados na Fundação Inova Prudente. Estiveram presentes, o diretor-presidente da Inova, Bruno Carnelóss, o cofundador, Rogério Alessi, e o empreendedor e mentor, Luís Isique. Além de professores orientadores dos projetos e os acadêmicos classificados.
O programa terá duração máxima de seis meses, e os projetos que foram selecionados e classificados para a fase final, passarão por em média 100 horas de consultorias, palestras, mentorias e cursos de capacitação, para que possam validar suas ideias e transformá-las em um modelo de negócio.
Para o diretor-presidente da Fundação, essa é uma oportunidade de auxiliar graduandos e pós-graduandos, a darem continuidade em seus projetos acadêmicos. “O intuito do Hotel de Projetos é fomentar cada vez mais o empreendedorismo e a criação de novas empresas”, pontua, “vamos contribuir com os egressos para que continuem o desenvolvimento de suas ideias”.
Um dos classificados foi o ‘Serviço de Frete Compartilhado’, desenvolvido por alunos do quarto termo de publicidade e propaganda, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Willian da Silva Pereira, junto a Guilherme Whitana, é responsável pelo projeto e demonstra sua empolgação em fazer parte do time de hóspedes do HPI. “Acredito que esse espaço irá agregar muito, pois iniciamos esse projeto na faculdade e necessitamos de uma continuação”, destaca, “aqui teremos a oportunidade de pré-validar e de poder levar o projeto para o mercado, adquirindo também experiência”.
O cofundador da Inova, Rogério Alessi, pontua que unir o empreendedorismo à educação é o melhor caminho para que haja um bom desenvolvimento e validação de ideias. “O Hotel de Projetos irá auxiliar esses acadêmicos a tirarem a ideia do papel e a buscarem sua validação no mercado, o que não é uma jornada fácil”.
O HPI visa ainda conceder aos professores que serão mentores dos projetos, uma bolsa única no valor de R$800,00, decorrentes de oito horas de orientação aos alunos, não apenas para os projetos que recomendou, mas para todos aqueles que envolverem sua área de atuação.
Bruna Bassan é docente nos cursos de arquitetura e urbanismo, e engenharia civil na Unoeste, agora é também uma das orientadoras do HPI. O projeto indicado por ela é o ‘Análise do desempenho térmico de ambientes gerado por um eco cooler’, desenvolvido por alunos do curso de arquitetura. Foi a aluna, Aparecida Helena Krasucki, que soube do Hotel de Projetos e informou a professora, que logo aceitou a ideia e inscreveu o projeto, que já estava em andamento. “Está sendo muito legal, estamos muito empolgados e confiantes de que tudo dará certo, e de que o HPI poderá agregar muito”.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Assessoria Inova Prudente