foto: Isabela Souza
O artista plástico Matheus Augusto Toninato deixou sua marca de trabalho na parede do bloco B da Inova Prudente ilustrando-a com mandalas (círculos decorativos usados em culturas ao redor do mundo) e com um peixe que simboliza a força das águas em nossa vida, enfatizando o dever de preservarmos as “nossas águas”.
O convite para expor sua obra surgiu através do colaborador da Fundação e artista João Célio. Segundo Toninato, eles se conheceram por meio de um grupo de grafiteiros, o Positive Crew, que faz desenhos autorais e independentes em Presidente Prudente.
Matheus conta que, incentivado por um vizinho, seu gosto pela arte despertou quando ainda era criança. Lembra que, aos 12 anos fazia aula de teclado mas não era o que realmente gostava. “Meu guarda roupa vivia desenhado, minha mãe percebeu minha verdadeira vocação e me matriculou na escola de artes EBAC aqui em Presidente Prudente”.
Entre as cidades de Presidente Prudente, São Paulo e Florianópolis, o grafiteiro viveu novas experiências. Aos 18 anos foi para a capital paulista onde fez faculdade de desenho industrial, visitou várias exposições de artes e conheceu pessoas que viviam naquele meio.
Ao voltar para o interior, percebeu a necessidade de explorar novos ares partindo, então, para Florianópolis. Ali realmente viveu de arte fazendo customizações de camisetas, pranchas de surfe e paredes de comércio.
Segundo o diretor-presidente da Inova Bruno Carnelóss, a arte é uma das manifestações mais importantes no mundo e, quando se fala em inovação, se torna uma das principais ferramentas pois desperta uma nova perspectiva das coisas como, também, desperta o lado emocional e criativo do cérebro das pessoas.
“A fundação teve a oportunidade de receber em seu espaço uma obra de arte que complementa nosso ambiente e, nesse caso especifico, demostra a importância e a beleza da vida aquática”, finalizou Carnelóss.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente