Governo lançará programa de benefício fiscal e apoio às empresas de base tecnológica

Governo lançará programa de benefício fiscal e apoio às empresas de base tecnológica
Governo lançará programa de benefício fiscal e apoio às empresas de base tecnológica

O Governo de Presidente Prudente lança na próxima semana o Programa InovaTec, que prevê benefícios fiscais às empresas de base tecnológica prestadoras de serviço, além de apoio científico e tecnológico sobretudo para pequenas e novas empresas de tecnologia, as Startups. As inscrições serão feitas on-line, no site da Fundação Inova Prudente, e estarão disponíveis de 1º a 30 de março. A expectativa é que 100 empresas se inscrevam.

“A iniciativa visa conhecer melhor as empresas que estão no ecossistema para poder dar apoio científico e tecnológico. Vamos colher as informações para poder entender quais são as principais dificuldades tecnológicas que as empresas têm e quais seriam as providências que a Inova poderia adotar para ajudar elas a crescerem e desenvolverem mais”, explica Rogério Alessi, secretário de Tecnologia.

Ele conta que além de reduzir o ISS (Imposto Sobre Serviço) de 5% para 2%, que é o mínimo legal, haverá isenção de taxas e licenças. “É uma forma de estimular e ajudar os pequenos empreendedores. Muitas vezes às startups estão abertas e não têm faturamento, mas custam mil reais ao ano. Assim, queremos oferecer essa ajuda”.

Já sobre o apoio que será dado as startups, Alessi explica que será ao encontro das necessidades apontadas pelos próprios empreendedores. Melhorar governança corporativa, buscar capacitação específica, principalmente para suporte a sistemas legados cujas linguagens não estão mais na matriz curricular dos cursos superiores, promover eventos de interesse coletivo são alguns dos objetivos do Programa, que vai muito além do benefício fiscal.

Embora as grandes empresas possam se beneficiar mais com o Programa em termos de redução tributária, é nas pequenas que está o foco maior do apoio que será oferecido, permitindo a elas um crescimento tecnológico que impacta diretamente na qualidade de seus serviços, explicou Alessi. 

Assim, muitas empresas precisam contratar programadores que dominam essas linguagens e não encontram. Se essa for uma necessidade, a Inova poderá promover cursos para capacitar a mão de obra. Nem sempre as graduações atendem as necessidades do mercado de trabalho que são mais ágeis se relacionadas ao currículo do MEC. Logo, o InovaTec permitirá que seja feito esse levantamento para oferecer apoio, sendo este principalmente em forma de capacitação”, conclui.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Secretaria de Comunicação