Fundação Inova e Unoeste assinam convênio que permite realização de ações em conjunto

O Governo Municipal, por meio da Fundação Inova Prudente, assinou nesta terça-feira (07/08) o Convênio de Cooperação Técnica com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O documento, que é válido..
Fundação Inova e Unoeste assinam convênio que permite realização de ações em conjunto

O Governo Municipal, por meio da Fundação Inova Prudente, assinou nesta terça-feira (07/08) o Convênio de Cooperação Técnica com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O documento, que é válido por cinco anos podendo ser renovado, permite que ações sejam propostas por qualquer uma das partes à outra, contanto que sejam atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A assinatura, que ocorreu na Inova, contou com a presença do prefeito Nelson Bugalho, do diretor-presidente da fundação, Bruno Garcia Carnelóss, do pró-reitor Acadêmico e de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Ação Comunitária da Unoeste, doutor Adilson Eduardo Guelfi, dos secretários municipais de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, e Educação (Seduc), Sônia Pelegrini, além de demais coordenadores e docentes de cursos da universidade e vereadoras Alba Lucena e Elza Alves Pereira e Pereira, a Elza do Gás.

De acordo com o prefeito, a Inova Prudente é um local neutro e a missão, que tem sido alcançada, é aglutinar todas as instituições e construir o projeto junto a elas. “A Fundação, da mesma forma que tem relação com a Unoeste, tem com outras instituições de ensino da cidade. Por isso é importante a presença delas e a tendência é ficar cada vez maior, que é o que queremos”, pontua.

O chefe do Executivo diz ainda que Unoeste tem uma história na área de inovação e tecnologia, e que não haveria como alcançar os objetivos da Inova sem a colaboração da universidade. “Há outras instituições colaborando com a Inova. Essa convergência de ideais fará com que o projeto, que é coletivo, seja um sucesso”, salienta.

Levando em consideração o que foi dito pelo prefeito, que a Inova é um campo neutro e reúne diferentes instituições, Guelfi acredita que isso enrique na formação do aluno. “Em termos de carreira e de formação, o aluno pode receber estímulos de diversas universidades e docentes. Isso é saudável, tanto para cidade quanto para formação. Esse espaço é neutro. A Unoeste está para falar que cumprirá seu papel e ocupará o espaço junto com outras, e, se for necessário somar forças, somaremos em benefício do município”.

O pró-reitor de Pesquisa é categórico ao afirmar que a Inova dispõe de uma infraestrutura ligada à pesquisa, ao desenvolvimento e a inovação. Em contrapartida, conta que a universidade traz a questão dos pesquisadores, professores e todo know-how em transferência de conhecimento, pesquisa e geração de novos conhecimentos, como a inovação. “Isso, aliado com produtos que possam servir para população, é a parceria perfeita gerando todos esses resultados”.

Questionado se a Inova é um local adequado para ações de pesquisa e extensão, Adilson garante que sim. Ele acrescenta ainda é a instituição é o espaço ideal para que os alunos possam entender qual o melhor perfil e como vão colaborar futuramente com a sociedade.

“Não tem sentido ter dimensões separadas, pesquisa, ensino e extensão. Elas têm que se integrarem para produzirem o melhor impacto na sociedade. A Inova é um órgão público, tem que levar inserção social. Uma das formas de levar o conhecimento à sociedade, é por meio das práticas de extensão. Essa integração é pressuposta, ela é prevista e será praticada”, salienta o pró-reitor.

Por fim, o diretor-presidente da Inova ressalta que a parceria com a Unoeste existe há algum tempo citando o projeto de mobiliário do Coworking, feito pelos alunos da 20ª turma do curso de Design de Interiores, e o Projeto de Extensão Vira Galo, que será desempenhado na fundação neste semestre pelos discentes do 7º semestre de Publicidade e Propaganda da Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente).

“Esse instrumento é pensando na coletividade, para de alguma forma a Unoeste utilizar o espaço que a Inova pode oferecer e, em contrapartida, a Inova utilizar de recursos físicos e humanos da universidade. Ou seja, esse termo é uma forma de oficializar e documentar tudo que vem sendo feito e ações futuras”, conclui.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente