Inova Prudente encaminha pedido para integrar Conselho da Incubadora Tecnológica

A Fundação Inova Prudente encaminhou à presidência da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente) um pedido para integrar o Conselho da Incubadora, o que aproximará ambas as entidades...
Inova Prudente encaminha pedido para integrar Conselho da Incubadora Tecnológica

A Fundação Inova Prudente encaminhou à presidência da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente) um pedido para integrar o Conselho da Incubadora, o que aproximará ambas as entidades permitindo maior articulação, bem como beneficiará todo o ecossistema de inovação da região. O pedido será apreciado em assembleia nesta quinta-feira (30/08).

De acordo com o diretor-presidente da Inova, Bruno Carnelóss, a Fundação também permitirá o avanço das empresas e projetos amadurecidos. “O Centro de Inovação, cuja criação legal já foi prevista em Lei, permitirá que a pesquisa acadêmica e aplicada seja utilizada em prol do desenvolvimento e aprimoramento de novos produtos e processos, melhorando a eficiência e a produtividade de empresas e contribuindo para o fortalecimento e crescimento do setor”, destaca.

O secretário de Tecnologia Rogério Alessi, que também é presidente do Conselho Curador da Inova, ressalta que a Intepp está posicionada no meio de um fluxo contínuo para criação e aprimoramento de projetos e negócios inovativos. “Ou seja, recebe projetos iniciados na Inova e, depois de incubá-los, os transfere para o futuro Centro de Inovação, finalizando assim um ciclo virtuoso de desenvolvimento e crescimento”, explana.

O atual secretário, que até dezembro de 2017 ocupou a presidência da Intepp, espera que o atual Conselho da Incubadora atenda o pedido da Inova e reconheça a importância da instituição e das contribuições que poderá dar às empresas incubados e à própria Intepp. “Não é possível imaginar um ecossistema saudável e conciliador sem que haja estreita relação e cooperação entre estas duas entidades, que mutuamente se completam em prol do desenvolvimento”, ressalta.

 

Entenda a Lei – O pedido encaminhado à Intepp está previsto no parágrafo único do Artigo 23 da Lei Municipal de Inovação, Nº 9086/2016, sancionada pelo então prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, durante a 28ª Infoeste. No ato, o Executivo estabeleceu que o Centro de Inovação, na época ainda a ser criado, integrasse o Conselho da Intepp. Atualmente, a instituição denominada como Fundação Inova Prudente, refundada pela Lei de Nº 9370/2017, é a responsável pela gestão do Centro de Inovação.

Em plena atividade, promovendo dezenas de eventos, – como palestras, cursos, workshops, seminários, encontros –, a Inova Prudente tem se posicionado no ecossistema da cidade como a principal articuladora entre os empreendedores e startups (empresas nascentes de base tecnológica).

A Inova, inclusive, segue contribuindo com o fomento de novos residentes para a Intepp, com a promoção de eventos, como duas edições do Startup Weekend, um Hackathon, e diversas sessões de mentoria, até mesmo com aporte financeiro com o Edital de Fomento à Inovação, que investiu cerca de R$ 100 mil para acelerar 20 projetos de inovação, alguns deles hoje incubados na Intepp.

Para Alessi, as contribuições reforçam a intenção do Governo Municipal em atender os anseios da comunidade nessa articulação, “proporcionando não só atividades frequentes de capacitação e fomento, como também um espaço neutro, comum e de uso gratuito com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento e aprimoramento de novos negócios, num grande espaço de uso compartilhado que será inaugurado em breve”, conclui.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente