Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil terá site oferecido pela Inova Prudente

Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil terá site oferecido pela Inova Prudente
Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil terá site oferecido pela Inova Prudente

foto: Leticia Ferdinando

Nesta semana, o Secretário de Tecnologia e Presidente do Conselho Curador da Fundação Inova Prudente, Rogério Alessi, participou de uma reunião virtual para alinhar as especificações, com o objetivo de desenvolver um portal voltado à divulgação das ações do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Participaram da reunião o Juiz do Trabalho e coordenador do fórum, Dr. Mouzart Luís Silva Brenes, o representante do Conselho Intersindical de Presidente Prudente e região, Paulo Oliveira, a Promotora do Ministério Público do Trabalho, Renata Botasso, a Assistente Social, Maria Helena Silvestre e o ex Juiz do Trabalho, José Roberto Dantas Oliva, formando assim, o comitê de organização.

Contando ainda com a OAB e as entidades formadoras de jovens, como, Casa do Aprendiz Cidadão, Fundação Mirim e CIEE, além de representantes da Fundação Casa, SENAC, SENAI e entre outros.

De acordo com Rogério Alessi, a Inova Prudente oferecerá toda a estrutura tecnológica para que as ações, notícias e eventos do fórum sejam publicados na internet, através de um portal, que deverá ir ao ar nos próximos dias.

O site terá como principal objetivo o enfrentamento e erradicação do trabalho infantil no município de Presidente Prudente, publicando as ações, informações, notícias e artigos, relativos à prevenção de tais ilegalidades, além de permitir o encaminhamento de denúncias.

Segundo Maria Helena Silvestre, é importante a existência do fórum no município para ter uma agenda bimestral e serem discutidas as ações, posturas e cumprimentos da lei do trabalho, em relação a aprendizes e estagiários, além de outras questões voltadas a esse mundo.

Ela ainda pontua que em 2018 foi feita uma pesquisa relacionada ao tema, onde um total 33 crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio declararam que trabalhavam de forma irregular. “A Secretaria da Assistência Social realizou uma busca ativa desses casos e dentro disso foi projetado um seminário de apresentação na Toledo. Após esse ocorrido, várias outras ações foram acontecendo e agora, houve uma divulgação do IBGE, tendo como foco o trabalho infantil agrícola, que será divulgado nacionalmente no dia 12 de junho”, finaliza.

A expectativa é de que o portal do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil entre no ar daqui a duas semanas.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente