Na noite de ontem, a terceira etapa do programa gratuito de consultorias foi comandada pelo empreendedor, engenheiro, professor universitário e MBA em Gestão Empresarial pela Instituição Toledo, Alessandro Altino. O assunto do encontro desta terça foi sobre “modelo de negócio”, um dos pontos mais importantes no desenvolvimento de uma empresa.
Esse processo serve para atender os objetivos do consumidor e suas necessidades. Para compreender essa etapa, Altino explicou sobre o CANVAS, ferramenta mais utilizada na atualidade no planejamento de negócios inovadores. onde será possível estruturar a empresa, para atender clientes de forma adequada, por meio do oferecimento de Produtos e Serviços em linha com seus desejos e necessidade.
O modelo CANVAS ajuda o empreendedor a responder as seguintes perguntas: O que vou fazer?; Para quem vou fazer?; Como vou fazer?; Quanto vou gastar? e são elas que vão auxiliar no caminho para descobrir como se diferenciar, conquistar clientes, reduzir custos e obter receitas.
Durante a consultoria, Altino expôs alguns cases para que os empreendedores pudessem compreender como aplicar o modelo de negócio em suas respectivas empresas. Ele ainda pontuou que “hoje talvez a forma mais fácil de inovar seja dentro do modelo de negócio”, oferecendo muitas oportunidades.
Rafael Buzzinaro, engenheiro civil, responsável pela Buzzinaro Engenharia, conta que a consultoria está lhe permitindo pensar como empreendedor. “Ter a orientação de consultores que são especialistas em diversas áreas que contribuem para o desenvolvimento e posicionamento da empresa, diminuem a insegurança de um empreendedor iniciante como eu”, comenta. O engenheiro espera que as próximas etapas continuem a lhe ensinar como as anteriores.
“A consultoria está sendo muito válida, e contribuindo para a imagem e gestão da empresa”, comenta Mylenni Guerra, criadora da 2N Mídia. Segundo ela suas expectativas vêm sendo sanadas, e ela espera que com a próximas etapas sua marca seja fortalecida.
Para finalizar, o consultor incentivou os participantes a darem sequência em seus negócios mesmo com os desafios encontrados, pois só de estarem buscando informações eles são diferenciados. “Aproveitem esse momento para buscar novos conhecimentos e novas oportunidades, porque certamente elas estão aí”, incentivou.
Próximas consultorias
Devido o feedback positivo entre os inscritos, e a e disponibilidade dos consultores, haverá mais dois encontros de especialistas com os empreendedores, sendo eles: Fábio Rabello e Paulo Carneiro.
De forma gratuita os empresários estão tendo um processo disponibilizado pela Fundação Inova Prudente, com profissionais especializados, tendo a oportunidade de avançar e melhorar seus negócios, assim alcançando maiores e melhores resultados em suas atividades.
Fabio Rabello, formado em Publicidade e Propaganda com Habilitação em Marketing pelo Mackenzie e MBA em Gestão de Empresas, com habilitação em Vendas pela ESPM, irá focar na compreensão do mercado e entendimento do cenário competitivo atual. “A pandemia afetou o comportamento do consumidor”, destaca o consultor, “por isso os empreendedores devem entender esses conceitos, para que com a utilização de ferramentas, como Análise SWOT, os empreendedores possam adaptar os seus negócios”.
A consultoria por Paulo Corneiro, Pós-graduando pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação IGTI, com MBA Design de Interação, irá abordar o designer e a abordagem das marcas. “Acredito que a maior dificuldade dos empreendedores, é quanto a digitalização, para isso é necessário entender o comportamento do consumidor e usuário, para otimizar o produto, o branding e implementar a estratégia da marca”, destaca Paulo, “algumas marcas estão aproveitando o atual momento justamente para fazer esse rebranding”.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente