O espaço possui 150 m² e contém todos os equipamentos necessários pra começar a atender o público
Considerando que o fomento do empreendedorismo na região, sobretudo aos pequenos negócios e profissionais autônomos de base tecnológica é um dos objetivos do atual plano de governo, a prefeitura de Presidente Prudente, através da Fundação Inova, decidiu montar o InovaCast – um estúdio de videocast semiprofissional para que autônomos, estudantes, pequenos e médios empresários possam gravar e transmitir conteúdos de entrevistas.
O vídeocast, com muitos já conhecem, é o podcast com conteúdo em vídeo. Neste caso, além do áudio, as imagens literalmente entram em cena. “O formato de videocast já se provou ser um sucesso. Nesse formato, os conteúdos podem ser educativos, institucionais, profissionais e também de entretenimento. Como na região ainda não há iniciativa desse tipo que possa atender de forma subsidiada os profissionais interessados, decidimos lançar o InovaCast”, afirma o diretor da Inova Prudente, Diego Andreasi.
O Secretário de Tecnologia Helton Sapia pontua ainda sobre a importância do estúdio de VideoCast para a a região, “O InovaCast é mais um recurso tecnológico que a Prefeitura de Presidente Prudente coloca a disposição do desenvolvimento econômico, uma vez que esse projeto irá facilitar a criação de conteúdos digitais para as empresas locais”, declarou o Secretário.
Inauguração já tem data marcada
Localizado na entrada do bloco B, o espaço possui 150 m², e contém todos os equipamentos necessários pra começar a atender o público, como microfones, headphones, tripés para iluminação fotográfica, mesa de corte de vídeo, televisão, dentre outros.
De acordo com o diretor, a montagem está na fase de finalização, e a inauguração está prevista para o início de março. “Está sendo finalizado a parte decorativa. Em seguida, será iniciado um período de testes de transmissões, e logo na sequência, o estúdio já será colocado à disposição para a comunidade”.
Como funcionará o InovaCast
O valor da hora para locação ainda não foi definido, pois depende de decisão do Conselho Curador, órgão deliberativo da Inova Prudente, que deverá se reunir ainda em janeiro.
Ainda segundo o diretor, de início, a Inova não fornecerá o serviço de edição, apenas o de gravação, sendo que empresas e profissionais que possuem contratos de residentes na Inova Prudente terão descontos na locação do InovaCast.
O lançamento do estúdio faz parte da estratégia da Inova Prudente em ampliar suas ações em prestação de serviço. “O objetivo é investir em infraestrutura para potencializar as ações da Inova junto à comunidade empreendedora. Além do estúdio de vídeocast, os planos para 2022 incluem a montagem de um estúdio de fotografia digital, e do FabLab – laboratório para prototipação de produtos”, destaca Diego Andreasi, diretor da Inova Prudente.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente