foto: Isabela Souza
A Inova Prudente em parceria com as empresas IFTNET–Telecom, Resh-Cyber Defense e Wztech realizou nesta quarta-feira (24/07), a palestra “Panorama de ameaças cibernéticas 2019” - a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e como pode afetar o seu negocio, com os facilitadores: a Doutora em Direto Comercial e Diretora Jurídica da Resh Cyber Defense Adriana de Moraes Cansian, e Adriano Mauro Cansian, que é Doutor em segurança de computadores e coordenador do laboratório de pesquisa e segurança – ACME!
O LGPD é a sigla utilizada para referenciar a Lei Geral de Proteção de Dados, de acordo com Nelson Domingues, um dos organizadores, promove uma nova forma de lidar com os dados de clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros que se refere ao processo de coleta, manipulação e exclusão dos dados.
“Sem uma política empresarial bem estruturada, a instituição poderá ser multada em até 50 milhões de reais, além de realizar comunicado a todos as pessoas atingidas sobre o vazamento de suas informações pessoais. Outras penalidades também poderão ser solicitadas pelo poder judiciário.”, explica Nelson.
O evento foi voltado para profissionais da área de tecnologia da informação, cujo objetivo foi alertar os participantes sobre possíveis ameaças e ataques virtuais, que, geralmente afetam o funcionamento dos sistemas e prejudica os negócios.
Domingues ressalva que, os ataques não ocorrem apenas em grandes empresas, e a partir de 2020, quando a LGPD entra em vigor, as invasões, além de causar problemas para a organização (como sequestro de dados e impossibilitar temporariamente suas atividades econômicas), ainda serão legalmente apuradas.
Além da Lei Geral de Proteção de Dados, os facilitadores focaram na cibersegurança, que reúne todas as técnicas de proteção de dados, softwares, redes e dispositivos.
Para finalizar o organizador comenta que, atualmente, o banco de dados de uma instituição é o bem mais valioso que ela possui. “Desta forma, é necessário planejamento empresarial para que esteja em conformidade com a legislação e suas aplicações sem vulnerabilidades para evitar prejuízos e agregar valor ao seu negócio”.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente