Especialistas da Inova criam site para divulgar números do COVID-19

A aplicação roda em qualquer equipamento e pode ser acessada no endereço www.inovaprudente.com.br/coronavirus que mostra os números do último boletim a gráfico da evolução da pandemia na cidade
Especialistas da Inova criam site para divulgar números do COVID-19

Painel de números oficias

Com o aumento da gravidade da situação atual enfrentada no mundo todo, em especial em nossa cidade,que começa contabilizar os primeiros números da Covid-19 - doença provocada pelo coronavírus - mentores e especialistas ligados à Inova Prudente se anteciparam e criaram um portal para que as pessoas possam acompanhar os números da pandemia em Prudente.

Para o prefeito de Prudente Nelson Bugalho trata-se de mais uma arma contra a guerra: “Os hábitos sociais e as providências que estamos tomando são fundamentais para minimizarmos a propagação da doença, mas informação segura e de qualidade também devem fazer parte de nosso arsenal de combate à pandemia”, referindo-se a um recente episódio de notícias falsas, chamadas ´fake news´, sobre o assunto. “É inacreditável como em momentos como esse algumas pessoas simulam um ´jogo´ político, para confundir as pessoas e agravar a situação”.

De acordo com o diretor presidente da Fundação, Bruno Carnelóss, “O recurso foi pensado e criado muito rapidamente para que as pessoas possam acompanhar não só a evolução dos número na cidade, mas também as notícias desta grave crise epidemiológica por que estamos passando”. Toda a solução foi pensada e criada por um time de especialistas e mentores ligados à fundação que trabalharam como se fossem uma Startup (modelo de negócio inovador que cria soluções rápidas para dores da sociedade), e em poucas horas tudo já estava no ar, se custo algum para o município, e ainda dispensaram sua identifação. "Fizemos pela situação, muitos ajudaram, mas não importa quem fez" disse um dos mentores que tem uma empresa residente na Inova, e que pediu para não ser identificado.

Trata-se de um portal hospedado nos computadores da Inova, desenvolvido com base em modelos já utilizados por outras autoridades de saúde, e validado pela Vigilância Epidemiológica que vai mostrar, em tempo real, o número de casos suspeitos, descartados, confirmados e até de óbitos, além de um link para as notícias oficiais e outro botão que leva à mais informações sobre a doença.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertaco, o ´placar´ será muito útil pois trata-se de uma fonte confiável de informação, que evita desencontros e de uma certa forma tranquiliza as pessoas. “Antes mesmo de iniciar a divulgação minha filha encontrou os números e veio toda empolgada me mostrar. Fique surpresa como a internet é rápida e precisamos de velocidade também para divulgar os números, que tem que ser confiáveis”

O secretário de tecnologia Rogério Alessi explica que esta é a primeira versão do projeto: “A gente tinha que agir rápido e agora vamos melhorar a plataforma que, em breve, terá mais informações e boletins de última hora. As pessoas saberão que podem confiar nesta fonte de informação e isso pode ser decisivo para os próximos dias. É preciso conscientização e união de todos, e vamos superar”

Serviço: a aplicação roda em qualquer equipamento conectado à internet e pode ser acessada no endereço www.inovaprudente.com.br/coronavirus que mostra os números do último boletim a gráfico da evolução da pandemia na cidade.

Os números serão atualizados diariamente pela VE na plataforma que representa a partir de agora uma fonte atualizada e confiável de informação sobre a pandemia

A Inova Prudente agradece a colaboração de seu time de mentores e especialistas pela rapidez e dedicação com que agiram, mostrando mais uma vez a qualidade e força de um ecossistema talentoso e bem articulado em Prudente. Os autopres e colaboradores decidiram que não era necessária a identificação de cada um deles.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente