No final da tarde de ontem, a segunda etapa do programa gratuito de consultorias foi comandada por Tatti Maeda, Publicitaria, Jornalista, especialista em Mídias Sociais e Inovação Digital pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Branding pelo Centro universitário Belas Artes.
A conversa foi realizada de forma coletiva com os empresários, onde Tatti apresentou os pontos da jornada de um negócio, assim como utilizar as Mídias Sociais para manter-se presente, disponível e atualizado para os clientes.
O Diretor Presidente da Fundação Inova, Bruno Carnelóss, comentou que, “dentre as principais necessidades nos negócios, uma das mais importantes é ver como a sua marca deve se comportar e se comunicar no mundo digital, foi por esse motivo que chamamos a Tatti para ser responsável por essa parte”.
“É momento de reconhecer formas possíveis de adaptabilidade, por exemplo, se eu não faço entregas, agora preciso implementar esse serviço”, explica a especialista.
Ela também comenta que para profissionais liberais, ou da área da comunicação por exemplo tem se adaptado ao cenário atual, utilizando plataformas de stream para realizar suas atividades. “Apesar da economia instável não podemos estacionar e esperar, é preciso se reinventar e agir”, pontua.
A publicitária ressalta que suas expectativas foram superadas durante a esta etapa da consultoria. “Entendo que com negócios tão diferentes entre si seria complicado personalizar tanto a consultoria, mas a missão foi cumprida, despertando para importância de se posicionar e com dicas praticas de como fazer isso”, completa.
Tatti ainda deixa uma dica para todos, “nunca desista, confie no seu produto ou serviço. Observe, leia, dialogue, crie relacionamentos com seus fãs e conexões nas mídias sociais”.
PRÓXIMAS ETAPAS
Segundo Luis Isique, parceiro da Fundação Inova e consultor do Programa, explica que, devido o feedback positivo entre os inscritos, haverá mais três encontros de especialistas com os empreendedores. Fábio Rabello, Alessandro Altino e Paulo Carneiro foram os escolhidos para prestar a consultoria nas próximas fases.
Fabio Rabello, formado em Publicidade e Propaganda com Habilitação em Marketing pelo Mackenzie e MBA em Gestão de Empresas, com habilitação em Vendas pela ESPM, irá focar na compreensão do mercado e entendimento do cenário competitivo atual. “A pandemia afetou o comportamento do consumidor”, destaca o consultor, “por isso os empreendedores devem entender esses conceitos, para que com a utilização de ferramentas, como Análise SWOT, os empreendedores possam adaptar os seus negócios”.
Altino é empreendedor, engenheiro e MBA em Gestão Empresarial pela Instituição Toledo, além de professor universitário. “A ideia e conhecer e discutir o modelo de negócios”, comenta. O empreendedor será responsável por abordar sobre a inovação em produtos e serviços. “Através de algumas perguntas nós buscamos ver se os negócios deles se sustentam, se faz realmente sentido para o mercado”, explica Altino, “é um bate-papo, um reflexão sobre todo o trajeto deles até agora”.
A consultoria por Paulo Correia, Pós-graduando pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação IGTI, com MBA Design de Interação, irá abordar o designer e a abordagem das marcas. “Acredito que a maior dificuldade dos empreendedores, é quanto a digitalização, para isso é necessário entender o comportamento do consumidor e usuário, para otimizar o produto, o branding e implementar a estratégia da marca”, destaca Paulo, “algumas marcas estão aproveitando o atual momento justamente para fazer esse rebranding”.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente