Encontro virtual sobre a batata doce terá tradução em libras

Encontro virtual sobre a batata doce terá tradução em libras
Encontro virtual sobre a batata doce terá tradução em libras

Com o intuito de expor o desenvolvimento e fomentar a cadeia produtiva da batata doce, contando pela primeira vez, com a tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras), será realizada nesta quarta-feira (27/05), às 19h, uma Live no Facebook da Inova Prudente sobre a Batatec - Feira Tecnológica da Batata Doce, com o tema “Desafios da Batata Doce”.

A tradução em libras será feita pelas intérpretes Lucinete Gonçalves e Miriã Viana, pertencentes à FL, uma escola dedicada à formação de pessoas que desejam aprender a Língua Brasileira de Sinais e a Cultura Surda.

O bate-papo será mediado pelo Secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, e contará com a participação do Diretor da Secretaria de desenvolvimento econômico atuando no setor do Agronegócio e Agricultura Familiar e coordenador da Batatec, Marcelo Costilho Jorge; a coordenadora Batatec dos produtores, participante da Câmara Setoria 3FLV da Codeagro, ligada a Secretaria de Agricultura e desenvolvimento do estado de São Paulo, Claudia Prandini, e do Vice-presidente da Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Prudente e região) e produtor, Ademir Corte.

Sobre as expectativas para a Live, o coordenador da Batatec acredita que o espaço possa gerar novas perspectivas do futuro. “Esperamos que a live venha contribuir para que as pessoas entendam o projeto e que também possam investir no futuro próximo nessa cadeia produtiva que tem um mercado muito promissor a ser desenvolvido no âmbito nacional e internacional”, pontuou Marcelo.

Batatec

Batatec é uma ideia que surgiu de produtores locais (Mario Murakami, Ricardo Cremonesi, Renato Cremonesi, Nelson Monteiro, Luiz Rocha e Elio Portella) que buscavam promover e divulgar a batata-doce produzida na região, com o intuito de fomentar atividades econômicas no setor industrial, comercial, turismo e serviços, além de uma demanda por conhecimento técnico, visando à sustentabilidade de sua produção. Através do contato com o Deputado Federal Izaque Silva, onde viu a ideia promissora e levou ao conhecimento do Prefeito Nelson Bugalho, em 2017 foi consolidada junto ao poder público.

No ano seguinte, o dia 15 de junho foi instituído como o Dia Municipal do Cultivo da Batata Doce. A partir desta data, os trabalhos começaram e uma equipe de produtores rurais, poder público, entidades públicas e privadas foi formada. O IBC (Instituto Brasileiro do Café) com uma estrutura de 5.000 m², ambiente imponente, de arquitetura original e histórica, foi o espaço escolhido para a realização da feira.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente