O 1º Encontro do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica reuniu mais de 150 pessoas na Fundação Inova Prudente nesta terça-feira (24/10). Entre elas, o prefeito Nelson Bugalho, o diretor-presidente da instituição sede do evento, José Wilmar Ferreira Lima, o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, além de vereadores, secretários, representantes do setor e acadêmicos.
As ações realizadas no Encontro do Ecossistema foram: anúncio do cronograma do edital de fomento à inovação; cessão de uma sala na Fundação Inova à PoloIn; assinatura de repasse da Setec à Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente) no valor de R$ 20 mil; e lançamento do 1º Hackathon – Negócios Imobiliários.
O vereador Ivan Junior, que falou em nome dos demais presentes, afirmou ter conhecimento de com todos os investimentos feitos na área Prudente figurará em uma melhor colocação no ranking das 100 cidades mais conectadas do Brasil, onde está na 49ª posição.
Disse ainda que vê o projeto como uma proposta de manter os jovens trabalhando no município e formando novas empresas na cidade, o que fará com que o índice de renda de Prudente também melhore. “Isso será um polo não só para Prudente, mas pra toda região”.
O empreendedor e co-fundador do Grupo RedFoot de Londrina, William Ruivo, disse ter ficado impressionado com a estrutura do ecossistema de Prudente e da Fundação Inova. “Acredito que a cidade tem ativos de estrutura que outras não têm a disposição. Agora é trazer gente e iniciativas que usem e potencializem um espaço como esse, pois o município que não investe neste setor está no caminho errado”, salientou.
O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Marcelo Strama, relatou que esse fomento à inovação e ao empreendedorismo dá a oportunidade para que o jovem se firme na cidade. “Prudente tem apontado essa direção que é pra onde caminha o mundo. Estamos vivendo a quarta revolução industrial com mudanças de paradigmas, reposicionamento do varejo. São mudanças grandes e esse caminho que vemos Prudente trilhar é o que faz esse reposicionamento do município alinhar a essas novas expectativas”, enalteceu.
Já o prefeito afirmou que mais que sinais, o Governo pratica ações que demonstram a vontade em reorientar a economia de Prudente. “Entre as 16 regiões do Estado de São Paulo, figuramos como a 14ª em riqueza. A região precisa de investimento, repensar a economia. Temos que investir em inovação e tecnologia, trazer junto à educação, temos que repensar a economia de Prudente pensando em toda a região”.
Ainda no evento, o chefe do Executivo disse que o Governo Municipal irá buscar recursos para criar em Prudente o Parque Tecnológica. Inicialmente, segundo ele, a ideia é que o mesmo seja no Parque do Povo, próximo ao Estádio Municipal ‘Caetano Peretti’. “Temos que priorizar o que favorecerá a coletividade. Prudente caminha realmente para economia inovadora. Esse é o objetivo e para isso contamos com apoio da Câmara e do setor privado”, concluiu.
Após a cerimônia do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, houve a mesa redonda com William Ruivo e Marcelo Strama que abordaram os temas ‘Como organizar e manter um ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica de sucesso’ e ‘Núcleo de Inovação Tecnológica’, respectivamente. Esta foi mediada pelo gestor de ambientes de inovação e gerente da Intepp, Luis Isique.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente