Empresas de Tecnologia da região crescem durante pandemia

Um ano após o início da pandemia, empresas de região contam como estão suas operações atualmente.
Empresas de Tecnologia da região crescem durante pandemia

Tecnologia em Tempos de Pandemia - Fundação Inova Prudente

Pouco mais de um ano se passou desde que o Brasil decretou o estado de quarentena por conta da pandemia. Desde então, a região do Oeste Paulista, assim como a maioria das regiões do estado, passou por períodos de oscilação nas fases do Plano São Paulo.

Se no último trimestre de 2020 a diminuição dos casos propiciou maior liberdade para o setor empresarial, o mesmo não se pode dizer nesse início de 2021, onde o aumento de casos fez com que o governo estadual decretasse o estado de “lockdown” ao longo de várias semanas.

Enquanto alguns segmentos foram mais afetados, como o caso de bares e restaurantes, o setor de tecnologia conseguiu se sobressair diante das dificuldades iniciais.

O Diretor Presidente da fundação, Diego Andreasi, relata que a procura por empresas de tecnologia aumentou muito durante a pandemia. “Com a necessidade de se adequarem digitalmente, muitas empresas que não pensavam digitalmente passaram a adotar processos tecnológicos, e o aumento na demanda nos serviços das empresas de tecnologia foi inevitável.”

Para entender melhor esse cenário, a Inova Prudente conversou com alguns empresários do ramo de tecnologia da cidade, conforme você pode conferir logo abaixo.

 

E-Gestora Sistemas e Soluções

Com atuação em sistemas e soluções para supermercados, a E-Gestora Sistemas e Soluções, dos sócios Marco Aurélio Panizza Damato e Evandro Carlos Martins da Costa, foi uma das que relataram o cenário pela qual passaram em 2020.

De acordo com Marco Aurélio, a empresa está tratando isso tudo como um cenário desafiador. “Um ano de desafios e muito trabalho! Graças a Deus, a E-Gestora  vem crescendo, investindo em novos produtos e tecnologias para os nossos clientes, além da busca de novos clientes em regiões ainda não exploradas”, afirma.

Além disso, Marco Aurélio ressalta que a empresa, de forma geral, está lidando bem com a pandemia. “Temos ferramentas bem estruturadas que nos permite um gerenciamento efetivo, sem que isso afete nossa produtividade e qualidade dos produtos e atendimento”, destaca.

OxigenWeb Agência Digital

Outra empresa entrevistada pela Inova foi a Oxigenweb Agência Digital. O sócio diretor, Diogo Faquinha Luizari,conta que no início as coisas foram mais difíceis, mas com o passar de 3 a 4 meses tudo foi se normalizando.

Diogo conta que no inicio da pandemia houve alguns desligamentos como forma de enxugar custos, melhorar performance e otimizar resultados. No entanto, felizmente, isso mudou com o tempo.

“Com o desenrolar da pandemia e da crise política, o cenário foi mudando e as contratações começaram a vir ainda no final do primeiro semestre. Hoje podemos dizer que nosso time está com a mesma quantidade de pessoas de 1 ano atrás, porém, mais eficiente na forma de trabalho e entrega de resultados”, afirma.

Analytics2Go Technologies

Por fim, o diretor de operações da Analytics2Go Technologies, empresa especializada em análise de dados e inteligência artificial, Christian de Freitas Alves, diz que os colaboradores estão trabalhando totalmente remoto desde  março de 2020.

“A adaptação do trabalho remoto foi muito fácil logo de início, pois a empresa sempre manteve sistemas e ferramentas de trabalho online, fazendo uso de tecnologias em Nuvem (cloud)”, assegura.

Além disso, relata que houve redução dos contatos comerciais e com isso, afetou o volume dos projetos. “A equipe comercial teve algumas perdas, pois algumas oportunidades foram adiadas por alguns meses e retomadas por volta de dezembro de 2020.”

Inova Prudente

Já na Inova Prudente, por conta da fase vermelha, o acesso de pessoas externas teve que ser restringido.

“Sem movimento, nossos principais projetos, como eventos nos auditórios, empresas no coworking e crianças do programa InovaKids tiveram que ser pausados. Estamos aproveitando esse intervalo para readequar nossos processos e também para participar de ações com outras secretarias do município”, comenta Diego Andreasi.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente