Pela primeira vez Presidente Prudente teve um almoço com investidores para tratar de um assunto em alta: Startups. O evento, que trouxe no tema a pergunta ‘Como e porque devo investir em Startups? Oportunidades e Tendências’, foi realizado nessa sexta-feira (13/04) e atraiu cerca de 60 pessoas, entre empresários e interessados, inclusive contou com a presença do prefeito Nelson Bugalho.
Para um dos convidados a abordar o assunto, Thiago Matsumoto, que é mentor de startups, investidor-anjo e fundador da Dodeka Investimento, o evento foi fantástico. De acordo com ele, o objetivo foi mostrar que é possível investir em startups e investimento-anjo, além de mostrar às pessoas que movimentam a região as demais possibilidades e “que dá pra ajudar o ecossistema”.
“Prudente tem um ecossistema rico de empreendedorismo e startup e precisa do apoio de empresários para crescer. A Inova, incubadora e as faculdades fazem um trabalho fantástico ajudando e apoiando os empreendedores. Agora, precisa do aporte financeiro. Às vezes não dá pra ir a um banco e fazer um financiamento em uma ideia. Os investidores-anjos são pessoas que colocam capital por acreditarem no empreendedor e na startup”, pontuou Thiago.
Sobre a participação do poder público na organização do evento, ele disse que é de extrema importância. “O Governo é o fio condutor que conecta todas as pontas, seja o empreendedor que tem a ideia, os institutos, as faculdades, a empresa, enfim. Ele é um elo que ajuda todas a crescerem, não só as startups, mas a cidade, pois trazendo novos projetos consegue movimentar o município não somente na área industrial, mas existe a parte de serviço, novos produtos que trazem receita para cidade”.
Conforme o diretor presidente interino da Fundação Inova Prudente, Rogério Alessi, que também é secretário municipal de Tecnologia da Informação (Setec), a ideia do almoço foi de apresentar uma nova opção de investimento diferente das tradicionais, como aplicações financeiras, imóveis, construções, entre outras.
“Muitos investidores de grandes centros estão percebendo que investimento em startups tem tido bom retorno. Trouxemos dois especialistas para apresentar essa opção para que possamos iniciar um novo ciclo em Prudente de fomento a essas startups que estão surgindo na cidade”, detalhou.
Alessi disse ainda que acredita que a partir de agora o mercado desenvolva o tema de forma mais natural. “Novos eventos poderão abordar o assunto e a expectativa é que em médio prazo os investidores comecem a realizar aportes em projetos de inovação”, concluiu.
O evento foi realizado pelo Governo Municipal, por meio da Inova Prudente, em parceria com a BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Prudente. Contou ainda com patrocínio do Sicoob Paulista, Grupo Luka e InfoNews. Além de Thiago, Cláudia Rosa também abordou o tema. Ela é investidora-anjo, embaixadora da Rede Mulher Empreendedora e diretora do MIA (Mulheres Investidoras Anjo).
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente