Empreendedores do edital participam da última consultoria de design thinking

Empreendedores do edital participam da última consultoria de design thinking
Empreendedores do edital participam da última consultoria de design thinking

foto: Isabela Souza

Para o processo de aceleração do Edital 2020 da Inova Prudente, foram selecionados 20 projetos que serão auxiliados com consultorias pelos próximos meses para tornar-se referência no mercado. Na noite desta segunda-feira (20/04) aconteceu a última consultoria de “Design Thinking”, que teve início na semana passada com o objetivo de auxiliar os empreendedores quanto ao design de suas respectivas empresas.

Durante os seis encontros foi possível entender o que de fato é o design thinking, trabalharam o naming e a identidade visual da marca. No encontro de ontem os participantes tiveram uma oportunidade de discutir sobre o MVP (Produto Minimamente Viável), que é uma versão simplificada de um novo produto, serviço ou modelo de negócios que é pretendido colocar no mercado e que apesar de apresentar funcionalidades mais básicas, ele já precisa entregar valor ao cliente.

O designer, Paulo Carneiro, que veio prestando a consultoria nessa semana para os empreendedores ressaltou que é importante que eles entendam que cada projeto tem o seu tempo. “Muitas soluções que estão no mercado hoje como uber, facebook, eles nasceram há 15 anos e estão hoje no mercado. Mas é o momento que permitiu isso, porque lá atrás a ferramenta não era tão importante como é hoje”.

A partir desta terça-feira (21/04) os empreendedores começam uma nova jornada de consultorias, dessa vez “Consultoria Jurídica” com o doutor Marcelo Noguchi e segue até o dia 08 de maio.

Experiência

Uma das participantes do edital de aceleração 2020, Emiko Katayama Bicalho, consultora na área de negócios para microempresas e formada em direito, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente, contou que a experiência de participar da primeira consultoria superou todas as expectativas dela. “Foi maravilhosa, não consigo encontrar outra palavra, eu já conhecia o Paulo e sabia que ele era um ótimo profissional, mas, na prática ele superou todas as minhas expectativas”.

Emiko explicou que o projeto passou pelo processo de mudança de nome durante a consultoria de “Design Thinking”, que antes era ‘Oete Cash’ e no decorrer passou a ser ‘Bakafé’. “Encontrar o Naming foi primordial, contudo, todas as demais áreas trabalhadas foram fundamentais para o desenvolver da identidade como um todo”, destacou.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente