Na noite desta terça-feira (04/12), aconteceu no auditório da Fundação Inova Prudente a 7ª edição do concurso “Rei da Leitura”. A cerimonia premiou os alunos que leram mais livros em duas categorias: masculina e feminina.
O projeto faz parte de uma ação do “Leitura Campeã” desde 2012 e foi idealizado pelo professor Itamar Xavier da Oficina de Criatividade do Cidadescola. Segundo o professor, o intuito do concurso é de fomentar a leitura por meio de um incentivo.
Itama explica que para participar da competição “Cada criança possui uma ficha de leitura, com o nome do livro, autor, número de páginas e durante o ano eles vão na biblioteca pegam os livros para lerem e preenchem a ficha aqui comigo”.
O primeiro lugar na categoria masculina foi o aluno da Thiago Nascimento Ribeiro da Escola municipal José Carlos João, com o total de 41 livros que além de ser intitulado de Rei da Leitura ganhou uma bicicleta, livros e um certificado.
Em segundo lugar foi o aluno Leonardo Teste Parré do Nascimento com seis livros da escola Alayde Tortorella Faria Motta e em terceiro lugar Kaio Daniel Marques de Almeida leu quatro livros é da escola João Franco de Godoy. Os dois ganharam um jogo, um certificado e livros.
Já na feminina, todos os prêmios foram para a escola Ettore Marangoni. A Rainha da Leitura foi à aluna Gloria Kimberli da Silva Crus, com 60 livros que recebeu também uma bicicleta, livros e um certificado. No segundo ficou Ingridi Vitória Rodrigues com 55 livros, em terceiro Priscila Silva Santos com 36 livros que foram gratificadas com jogos, certificado e livros.
A mãe da vencedora Gloria Kimberli da Silva Crus, Suelen Grazieli “Mostra muita força de vontade dela e fico orgulhosa”. Pois acompanhou todo o desenvolvimento como também lia junto os livros que ela levava para casa, criando assim um envolvimento da família com a leitura.
Outras Premiações
Com direito a autógrafos, nesta noite também ocorreu o lançamento do livro “Lixo que Fala”, composto por historias selecionadas pelo professor Itamar Xavier e fotos de ações que foram desenvolvidas pelas crianças dentro da Inova Kids ao longo do ano.
O tema das historias em quadrinho (HQ) era lixo eletrônico e tem como base a conscientização do consumo e descarte correto desse tipo de material eletrônico. A ideia de acordo com o educador “surgiu pelo fato da gente estar trabalhando no Inova, uma instituição que trabalha com tecnologia, com inovação e ao mesmo tempo também produz muito material eletrônico que se torna obsoleto e inservível”.
Além do HQ, ocorreu o sorteio de brindes da ação de arrecadação de tampinhas de garrafa pet. As crianças trouxeram mais de 200 mil e foi possível produzir a imagem de um funcionário da Coorpelix, ou seja transformaram o material em arte.
Para encerrar a noite teve a entrega dos certificados do RankBrasil para as pessoas que criaram um desenho utilizando o material arrecadado no 11° Mutirão de Lixo Eletrônico de Presidente
A Secretária da Educação de Presidente Prudente (SEDUC) Sonia Maria Pelegrini, fala que esses projetos desenvolvido pelo educador Itamar Xavier cria a possibilidade dos sonhos e não a utopia nas crianças, além de ensinar que precisam de uma organização para estarem atingindo seus objetivos.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente