foto: Isabela Souza
O prefeito Nelson Bugalho participou nesta segunda-feira (29/07) de um encontro promovido pela União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), que contou com a participação do Secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia, dos deputados federais Fausto Pinato e Carla Zambelli, e do Secretário de Estado da Justiça, Paulo Dimas.
Após a solenidade, ocorrida no auditório da Fundação Inova Prudente, Bugalho se reuniu em particular com Pinato e Nabhan, solicitando apoio junto ao governo federal para a liberação de verbas que vão viabilizar obras e serviços nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento econômico, assistência social e infraestrutura viária.
Entre os pedidos entregues às lideranças nacionais, estavam a construção de um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no Conjunto Habitacional João Domingos Neto, bairro com mais de 2,4 mil moradias e população estimada de 10 mil pessoas. Ainda reivindicou recursos para cobrir as quadras poliesportivas das escolas municipais Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues, José Carlos Pimenta, João Sebastião Lisboa e Maria Isabel Barbosa Negrão.
Para as escolas municipais Carlos Alberto Sotelo de Souza e Carlos Alberto de Arruda Campos, foi solicitada a construção de quadras poliesportivas, também com cobertura.
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) encaminhou o pedido de recursos para eventos culturais, como o Programa GiraArte e o Fentepp (Festival Nacional De Teatro de Presidente Prudente), além de reforma e ampliação das instalações do Museu e Arquivo Histórico Municipal e recursos para implantar energia fotovoltaica nas instalações do IBC – Centro de Eventos.
Para a pasta de obras, Bugalho solicitou de Nabhan Garcia apoio para liberação de recursos para edificação de pontes sobre o Córrego da Onça e Córrego Mandaguari (Estrada Ouro Branco), além de R$ 3 milhões para a execução de recapeamento asfáltico em diversos pontos da cidade.
Por fim, Bugalho reiterou o pedido para liberação de aproximadamente R$ 1,2 milhão para concluir a reforma do centro olímpico, cujas obras já estão em fase final.
O evento
Nesta segunda-feira (29/07) aconteceu na Inova Prudente um encontro promovido pela União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), que contou com a participação do Secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia, dos deputados federais Fausto Pinato e Carla Zambelli, e do Secretário de Estado da Justiça, Paulo Dimas.
O encontro regional da Unipontal reuniu cerca de 300 lideranças regionais, entre prefeitos, vereadores, representantes da sociedade civil, proprietários e produtores rurais, com o objetivo de discutir, sobretudo, a questão da regularização fundiária na região.
Em seu discurso, Paulo Dimas enfatizou que, ao tomar posse como secretário de Estado da Justiça, assumiu o compromisso de avançar na regularização das grandes propriedades rurais, já que, segundo ele, em lotes menores já houve consideráveis conquistas.
Nabhan acrescentou a fala do secretário que “apenas a regularização fundiária trará segurança jurídica e, consequentemente, segurança econômica e social para o homem do campo”.
Além de ressaltar a importância desse tema para o desenvolvimento regional, o prefeito Nelson Bugalho compartilhou com as autoridades presentes alguns dos projetos de sua administração que também contribuem para o fortalecimento do agronegócio, como o QAP (Queijo Artesanal do Pontal), que busca tornar a região referência em produção de um queijo de qualidade e maior valor agregado, e a Batatec (Feira Tecnológica da Batata Doce) que em apenas dois anos já se consolidou como a principal iniciativa de fomento a cadeia produtiva da batata doce no oeste paulista.
Além das autoridades já mencionadas, participaram do evento o diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Claudemir Peres, os deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato, o presidente da Câmara, Demerson Dias, e o vice-presidente, Natanael Gonzaga, o presidente da Unipontal e prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran, e o chefe de gabinete do CREA-SP, Daniel Robles.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Secretaria de Comunicação