Edital Municipal de Aceleração: como estão as empresas que participaram?

Destacamos algumas das startups que foram contempladas no Edital Municipal de Aceleração
Edital Municipal de Aceleração: como estão as empresas que participaram?

Local da aceleração de startups

Incentivar e fomentar propostas capazes de solucionar problemas de qualquer natureza (produto ou processo inovador), esse é o objetivo do Edital Municipal de Aceleração e Fomento de Projetos de Inovação, criado pela Fundação Inova em 2018.

Em três edições já realizadas, o edital já contemplou 25 startups da nossa região, que além de auxílio financeiro, também recebem mentorias de diversos especialistas em áreas como empreendedorismo, marketing, design e jurídico.

A seguir, apresentamos a história de algumas empresas que participaram desse processo. Confira!

Cotton Apps

Em 2018, a empresa Cotton Apps foi uma das ganhadoras do então primeiro edital de aceleração da Fundação Inova. O responsável pelo projeto, Fábio Rafael Echer, que é pesquisador e professor doutor em Agronomia, diz que atualmente a empresa está ativa e com evoluções constantes, sempre postando as novidades em suas redes sociais e blog.

A plataforma Cotton Apps traz ao usuário ajuda para diversos processos no manejo da lavoura de algodão. “Nós trazemos informação desde as sementes, até o controle de tamanho das plantas. Tudo isso com cálculos técnicos, para ajudar na eficiência da adubação, da colheita, isso também tendo uma estimativa de produtividade”, explica.

De acordo com o pesquisador e professor, o recurso financeiro disponibilizado pelo edital foi fundamental para que sua ideia pudesse finalmente sair do papel.

Deepview

Outra startup que passou pelo processo de aceleração foi a Deepview. A sócia fundadora, Renata Sampaio da Rocha Ruiz, diz que, no início, a empresa passou por um processo intenso, com consultorias especializadas nos temas de inovação, mercado, design, empreendedorismo, entre outros. “Essas consultorias foram muito importantes no amadurecimento da ideia e das perspectivas futuras”, afirma.

Segundo Renata, a Inova desempenhou papel fundamental e relevante na elaboração, estruturação e desenvolvimento da Startup Deepview. “A Fundação Inova Prudente disponibiliza também o espaço do Coworking, climatizado, com internet de alta velocidade e salas privativas para reuniões, que tem sido utilizado pela Deepview para reuniões com membros da equipe e parceiros”, elogia.

Atualmente, a startup Deepview está ativa e estabelecendo parcerias. Contudo, por conta da pandemia, a dinâmica comercial foi alterada, prejudicando temporariamente suas atividades.

Turistikus

A startup Turistikus foi mais uma que também passou pelo processo de aceleração da Inova. Com a proposta de apresentar um mapa turístico de uma determinada cidade, foi desenvolvido um aplicativo intuitivo e seguro para facilitar com que essas informações cheguem não só para os turistas, mas também para os próprios moradores.

O co-fundador e desenvolvedor móvel, Johnny Lucas Freire de Medeiros, afirma que com o processo de aceleração, foi possível aperfeiçoar seu plano de negócio para tirar sua ideia do papel.  

 

Construa App

Por fim, outro destaque foi a startup Construa App. Ela é voltada ao setor da construção civil, onde auxilia e apoia no dia a dia das obras, transformando moradias em lugares mais seguros, dignos e confortáveis para as pessoas.

O co-fundador, Guilherme Zago Moraes, relata que durante a pandemia, optou por trabalhar remotamente. “Está em processo de crescimento e o produto está em fase de desenvolvimento”, garante.

 

Fique ligado: tão logo a pandemia permitir, a Fundação Inova pretende lançar o seu próximo edital de aceleração, fornecendo não só recursos, mas todo o apoio necessário para que você também possa tirar sua ideia do papel.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente