foto: Bruno Carnelóss
Hoje e amanhã (21 e 22 de abril) o mundo passa pelos eventos alusivos ao Dia Mundial da Criatividade. Iniciado em 2014 pelo psicólogo e ativista da criatividade Lucas Foster, o DMC é uma série de atividades para 15 países, para a criatividade e empreendedorismo.
Devido ao cenário atual, os encontros que sempre foram realizados de forma presencial sofreram uma revolução, e neste ano, estão sendo transmitidos através de mais de 700 vídeos e 100 lives. O Diretor Presidente da Fundação Inova, Bruno Carnelóss passou a ter a responsabilidade de gerenciar todas as lives do DMC.
“A Inova este ano está contribuindo com esse evento importantíssimo com essa gestão global das lives, e por conta do isolamento social eu estou fazendo isto da minha própria casa”, comenta Bruno.
Esta é a primeira edição de Diretor Presidente no evento, e no início ele foi escalado para ser líder local em Presidente Prudente, organizando as atividades na região. “Devido à transformação de modalidade do evento, foram recrutadas algumas pessoas dos 15 países que estão participando desta edição para fazerem essa mudança e realizar o evento de forma digital”, explica Carnelóss.
Toda a métrica e o cronograma das lives foram desenvolvidos por Bruno (mais de 100 lives durante os 2 dias). Segundo ele a experiência está sendo “um dos desafios mais incríveis que já participei”, pois, “são pessoas, idiomas, culturas, incríveis e diferentes. Um dia eu dormi às duas da manhã para falar com alguém no Japão, e no outro acordei as 5h para falar com Portugal”.
Um evento atual, mas já com história
O evento que começou com três palestras com 100 participantes, em 2014, em 2019 teve já era apresentado em 50 cidades, em quatro países com mais de 22 mil participantes.
Para esse ano, segundo Lucas Foster, estavam programados 115 eventos presenciais em 15 países ao redor do mundo, com mais de 1300 atividades gratuitas ao público. “Com a pandemia do novo coronavírus tivemos que cancelar todas as atividades presenciais e realizar a transformação digital do evento. Hoje são 1.100 atividades on-line para o mundo inteiro assistir através do nosso aplicativo Dia da Criatividade.”, comenta Lucas.
O dia 21 de abril é reconhecido como o dia Mundial da Criatividade e Inovação pela ONU (Organização das Nações Unidas), por isso, a organização do Dia Mundial da Criatividade mantém suas atividades nos dias atuais.
“Em 2020 começamos a contagem regressiva para a Agenda 2030 com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, explica Foster, “com a rápida expansão da pandemia do novo coronavírus, não poderíamos deixar de ficar nos assuntos pertinentes ao papel da Criatividade para a solução de problemas, sejam individuais ou globais”.
O tema do evento deste ano é Criar para Curar (Create to Heal), e segundo Lucas, “não só curar a nossa saúde, mas também as relações humanas e nossa relação com o planeta”. Dentro deste tema, serão abordados vários assuntos que variam desde Meditação até Biotecnologia.
Serviço- Para acompanhar todas as atividades referente ao "Dia Mundial da Criatividade", acesse o site: https://www.worldcreativityday.com/ e assista aos vídeos e lives de cada país.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente