Consultoria jurídica aborda como a LGPD se aplica diretamente nas startups

Consultoria jurídica aborda como a LGPD se aplica diretamente nas startups
Consultoria jurídica aborda como a LGPD se aplica diretamente nas startups

foto: Isabela Souza

Dando continuidade à consultoria jurídica, nesta sexta-feira (24/04), os empreendedores selecionados no edital participaram de uma discussão com o Advogado e pós-graduado em direito penal e digital, Marcelo Noguchi, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Durante a consultoria explicou que a LGPD não se aplica apenas as empresas de base tecnológica, mas sim de qualquer tipo desde que faça o tratamento de dados.  Ela promove uma nova forma de lidar com os dados de clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros, foi promulgada em 14 de agosto de 2018 para cuidar do armazenamento e tratamento de dados e do armazenamento dos usuários.

Com isto, as empresas de tecnologia acabam no centro da discussão, já que aumentam as exigências para o cuidado com essas informações e tornarem as operações mais transparentes e garantir tanto confiabilidade como segurança para o usuário.

De acordo com o site transformação digital, a partir de agosto de 2020, a lei da LGPD entra em vigor. Para aqueles que não cumprem, as multas podem variar entre 2% do faturamento da empresa, do ano anterior, até R$50 milhões por infração. Sendo que, cada violação pode ser interpretada individualmente, no caso de um vazamento de dados, como cada informação pessoal vazada.

O encontro que aconteceu através da plataforma Zoom, foi importante para que entendessem como os avanços tecnológicos permitiu a criação de mecanismos que podem processar e transmitir uma grande quantidade de dados e informações.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente