Aqueles que já participaram dos processos de consultoria, pré-aceleração, e aceleração tiveram contato com uma das primeiras parcerias da fundação Inova Prudente, a Startup Realize, que detém uma metodologia própria que nasceu em um programa de mestrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio (UTFPR).
Criada por Luis Isique, CEO de empresas, formado em Processamento de Dados, pós-graduado, especialista em tecnologia da informação e gerenciamento de projetos e mestre em Informática com a linha de pesquisa em Engenharia de Software, sua consultoria é capaz de medir e auxiliar a gestão de projetos inovadores, permitindo um processo de aceleração mais eficiente das startups que usam sua metodologia, desenvolvida no programa de mestrado.
Isique conta que seu negócio nasceu da necessidade de orientar melhor os empresários e empreendedores a trabalhar com inovação tecnológica. Segundo ele, uma das maiores dificuldades foi erguer sua empresa do “zero", mas ressalta a importância dos amigos que o ajudaram. “É um desafio implementar a cultura do empreendedorismo em empresas que ainda não pensam em inovar com tecnologia”, acrescenta Luis com bom humor.
Atualmente sua consultoria atende empresas que sejam ou não de base tecnológica, e também instituições de ensino superior para que os alunos terminem suas graduações com o pensamento empreendedor. “Muitas vezes a academia forma gestores, mas poucos empreendedores, e essa também é uma necessidade da sociedade: gente capacitada para empreender, com inovação”, pontua.
Validando sua metodologia com a Inova Prudente desde o primeiro edital, em 2018, seu modelo já contribuiu na realização do sonho de diversos empreendedores, já que a Fundação utiliza sua metodologia para a gestão do processo e atendimento aos empreendedores.
Atualmente a metodologia utilizada nos processos de aceleração e pré-aceleração da Inova permitiram a criação da primeira aceleradora de startups da região, a Inova Mais, que Isique destaca ser “uma ação importante para toda cidade, que precisa de um espaço com uma metodologia própria”.
Método acadêmico
Isique relata que está envolvido com empresas de base tecnológica desde que terminou sua graduação, e essas experiências lhe renderam uma visão sobre as startups, que levaram a sua pesquisa de mestrado, que de maneira bem rara (uma vez que as propostas são mais comuns em projetos de doutorado) propôs um método que avaliasse a maturidade de startups.
Segundo o inovador, que já foi gerente da INTEPP (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente), a ideia para sua pesquisa começou após ele perceber que havia um grande nível de descontinuidade de ideias para startups, por vezes essa desistência era por conta da falta de conhecimento em assuntos pontuais. “Nós identificamos em que estágio a ideia está, se está muito no início, ou se já está na porta para o mercado”, destaca “isso ajuda a acelerar da maneira mais eficiente as diversas ideias que temos”.
Este método permite que o tempo do empreendedor seja utilizado em experiências que ele ainda não vivenciou, aplicando as mentorias especificas para solucionar os desafios de maneira direta.
Realizações
Isique, desde que iniciou os atendimentos com sua empresa, já atendeu mais de 150 clientes, com diversas ideias e modelos de negócios. “Acredito que aproximadamente umas 10 empresas que eu assessorei estão no mercado tendo seu sucesso”, destaca. Ele acrescenta que isto é o que lhe faz continuar, poder ajudar a ver o sistema e o mercado se tornando cada vez mais produtivo e competitivo.
Sobre a parceria com a Fundação Inova Pudente, ele destaca “tenho um extremo carinho por todos que já me ajudaram”, completa, “e tenho muito a agradecer ao Bruno Carnelóss e ao Alessi, e claro a todos da Fundação Inova”.
Serviço - Para saber mais sobre a Startup Realize acesse as redes sociais Facebook, Instagram, pelo canal do YouTube ou através do Site.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente