Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação se reúne para planejar ações para o setor

Primeiro encontro discutiu sobre regimento interno e melhoria no serviço público
Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação se reúne para planejar ações para o setor

Reunião discutiu sobre regimento interno e melhoria no serviço público

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Presidente Prudente, criado pela Lei Municipal nº 9.086/2016, e nomeado pelo Decreto Municipal nº 32.343/2021, se reuniu nesta quinta-feira (07/10) na Inova Prudente para planejar ações para o desenvolvimento do setor no município.

Na pauta, o presidente do conselho, e atual secretário de tecnologia do município, Helton Sapia, apresentou aos conselheiros as funções do conselho municipal e sua missão em contribuir para a melhoria dos serviços públicos e para o ecossistema de empreendedorismo e inovação do município.

Dentre as ações citadas pelo secretário, a informatização e desburocratização no processo de abertura de empresas junto a prefeitura, que passou de um prazo de meses para dias, foi uma das iniciativas que ganharam destaque. O secretário ainda prestou esclarecimentos sobre a suspensão da obra envolvendo o Parque Digital HUB 018, e sobre como secretaria está se planejando para esse projeto no futuro.

Na sequência, o diretor da Inova Prudente, Diego Andreasi, apresentou aos conselheiros um resumo sobre as atividades que a Fundação vem exercendo, apresentando seus três pilares norteadores: Educacional – com a oferta de cursos, workshops, palestras, congressos, lives, Inova Kids, etc.; Empresarial - com o Coworking municipal, salas individuais e privativas para empresas e profissionais residentes, laboratórios de vídeos, mural de vagas de tecnologia, missões empresariais, etc.; Centro de Inovação: com a participação em projetos municipais em parcerias com as demais secretarias, os desafios e editais municipais, de os projetos de fomento junto ao Estado, como a viabilização de um FabLab, dentre outros.

Sobre as atividades do conselho, os conselheiros citaram sobre a necessidade de buscar soluções efetivas para melhorar o setor, como a elaboração de um estudo para entender a vocação das atividades de inovação do município; o planejamento de futuros eventos regionais para posicionar a cidade no circuito de inovação no Estado e a elaboração de futuros editais com o foco no fomento da inovação no município.

Para a próxima reunião, está previsto pelo conselho a formalização dos objetivos que serão trabalhados pelos conselheiros ao longo dos próximos meses.

Estiveram presentes na reunião os conselheiros titulares: Helton Sapia (Secretaria de Tecnologia da Informação), Wauton Zambrini  (Setor de Serviços), Rodrigo Paccini e Maurício Shinmi e Guilherme Bohac (Setor de Tecnologia e Inovação), Dione Ferrari (Intepp), Emerson Silas Doria (Graduação Tecnologia de Ensino Superior), Angela Maria Cordeiro Martins (Secretaria de Finanças) e Diego Andreasi (Fundação Inova Prudente).

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente