Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação se reúne e manifesta apoio aos projetos para o setor

Inova Prudente é sede de reuniao de Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Presidente Prudente
Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação se reúne e manifesta apoio aos projetos para o setor

foto: Juliane Rígolo

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Presidente Prudente esteve reunido no fim da tarde desta quinta-feira (12/12) na Inova Prudente, para apreciar dois projetos propostos pelo governo municipal através da secretaria de Tecnologia da Informação: o lançamento do programa InovaTech  de benefícios ficais e tributários para startups e apresentação do projeto da construção do novo polo tecnológico do município.

O programa Inova Tech criado pela Lei municipal de número 9.860/2019, dará isenção às taxas municipais e redução do ISS para o mínimo legal de 2% como forma de estimular o empreendedorismo de base tecnológica e atrair novos investimentos para a cidade.

Rogerio Alessi secretário de tecnologia da informação e presidente do conselho ressaltou durante a plenária que nos próximos dias será publicado um edital com detalhes para que as empresas façam a adesão por meio de uma plataforma digital. “Todo processo será eletrônico e auto declaratório”.

O programa deverá beneficiar mais de 100 empresas de Prudente segundo estimativa da SETEC.  O contador e conselheiro Sergio Turuta elogiou a iniciativa que desonera o setor produtivo tecnológico.

Na mesma sessão os conselheiros puderam conhecer detalhes da construção de um complexo que abrigará profissionais liberais, micro-empreendedores individuais e empresas de prestação de serviços de base tecnológica e de pesquisas, do que será o  futuro parque tecnológico de Presidente Prudente.

“Esse empreendimento deverá abrigar cerca de 50 empresas e pelo menos 200 empreendedores que também receberão apoio estratégico, mentorias e poderão participar de programas de desenvolvimento para aprimorar seus produtos e modelos de negocio”,  explicou o secretário.

O respondendo pelo  departamento de Compras representando a secretaria de finanças do município, Paulo Eduardo Barcelos informou  durante a reunião que o processo licitatório para a construção deste imóvel de 2.500 metros quadrados  está na fase final e que sete empresas disputam pelo menor preço estimado em 6 milhões de reais.

Alessi  esclarece que  os recursos para a construção já estão disponíveis e o prazo estimado de entrega da obra é de oito meses e que no local deverá funcionar uma central de empregos( versão moderna do atual balcão de empregos que será reestruturado), sala do empreendedor, laboratórios de informática, salas de capacitação e reunião, um auditório,  uma lanchonete (que será licitada),  uma incubadora de empresas e um amplo espaço de Coworking.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Bruno Carnelóss  este projeto deverá complementar as ações realizadas pela Inova Prudente permitindo que os negócios criados na Fundação, na Intepp ou na sociedade, possam migrar para esse polo onde terão mais espaço. “ Algumas empresas surgidas aqui terão que buscar outro lugar por mais espaço pois contratam e crescem rapidamente”.

 

Idealizado há dois anos, está sendo considerado o principal equipamento público para manter e atrair empresas de base tecnológica no município, já que esta é uma vocação predominante tendo em vista inúmeros cursos superiores de tecnologia e milhares de acadêmicos de graduação e pós graduação na cidade.

Os conselheiros puderam conhecer a planta baixa do imóvel e uma maquete virtual que será divulgado após o lançamento oficial da qual deverá acontecer nos próximos dias pelo prefeito Nelson Bugalho.

 O coordenador do curso de sistema de informação da Toledo Prudente e conselheiro Mario Andreta elogiou a iniciativa e parabenizou pelo projeto. Enquanto o representante das industrias e também  conselheiro Eduardo Chesine  manifestou apoio já que considera a nova indústria de Prudente.

 Para os empresários Jair Tavares e Ivan Orosco o local deve beneficiar as empresas prudentinas. Assim como para Gustavo Saraiva  que é empreendedor  e pesquisador comenta que permitirá empresas de pesquisa acadêmica empresarial tenham apoio.

Estiveram presentes ainda os conselheiros, Wilson Kunze, Paulo Diniz , Alessandro Altino, Frederico Garcia e Luis Isique, Xando Natsume  assim como  os representantes da academia da cidade como Elton Sapia (Unoeste), Joao Cezario (Unoeste e Toeldo) Sergio Brugnholi (Etec)  João Fernando Custodio (Unesp) Fernanda Bagli (Toledo) e os representando o Governo Municipal Caetano Pedroso (SETEC), Samanta  Cardoso (SEDUC) e  Paulo Fotenele (Planejamento).

 

Serviço – O prédio será construído na Salim Farah Maluf ao lado do residencial Monte Azul, da qual esta sendo assinado pelo arquiteto da prefeitura Mauricio Fernandes.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente