Centro de Inovação terá oficina de robótica para alunos do Programa Cidadescola

Aprender brincando. Essa é a proposta do Projeto de Robótica apresentado pela empresa Agnus Educação e Tecnologia e que será implantado no Centro de Inovação.
Centro de Inovação terá oficina de robótica para alunos do Programa Cidadescola

Aprender brincando. Essa é a proposta do Projeto de Robótica apresentado pela empresa Agnus Educação e Tecnologia e que será implantado no Centro de Inovação Tecnológica de Presidente Prudente, o Inova Prudente. Durante a reunião, realizada nesta quarta-feira (24/05), na Fundação Educacional ‘Vicente Furlanetto’, foram apresentados os materiais que serão usados na oficina de robótica, que são as peças do lego education, além de toda metodologia de trabalho e os conceitos desenvolvidos com as crianças.

“A ideia é que através da parceria da Setec [Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação] com a Seduc [Secretaria Municipal de Educação], coloquemos parte dos alunos em um projeto piloto para que possamos vivenciar isso com as crianças. É uma oficina importantíssima por se tratar de uma aprendizagem muito prática, lúdica e agradável à criança”, expôs Sirlei Oliveira, diretora do Programa de Educação Integral Cidadescola.

Segundo a diretora do Cidadescola, a Agnus apresentou ainda o quanto o trabalho de robótica contribui na aprendizagem da criança, não só em relação ao conceito tecnológico, como também matemático, oralidade e a escrita. “O desejo, não só da Seduc, mas do próprio prefeito [Nelson] Bugalho, é que o projeto dê certo e tenhamos condições de ampliá-lo. Para nós do Cidadescola, é fundamental que consigamos contribuir com a aprendizagem das crianças, principalmente em relação ao português e a matemática, e a robótica vem tratar isso de forma bem diferente e agradável”, relatou.

De acordo com a diretora de educação da Agnus, Cacá Monteiro, a tecnologia está ligada aos avanços que o ser humano cria para melhorar sua vida, “e é isso que a criança tem que entender desde cedo”. Para que os alunos se interessem e entendam a robótica, Monteiro explicou que todo material é pensado justamente para que o conteúdo seja tirado da lousa e trazido para a mão da criança. “Não é uma teoria colocada na lousa. Fazemos com que criança experimente e relacione com o que ela aprende na vida”, complementou.

Cacá afirmou que a oficina de robótica implantada num Centro de Inovação fará com que a criança tenha acesso a outras possibilidades, o que é “muito incrível”. “Tem crianças que começam com esse trabalho e vão para mais alta tecnologia e vão se encaminhando para área da ciência, tecnologia e engenharia. A oficina no Centro de Inovação fará com que tudo fique mais fácil e a tecnologia tenha um chamamento mais forte para vida da criança”, ressaltou.

Muito embora o projeto seja de parceria da Setec com a Seduc, a oficina deverá contar com envolvimento do pedagogo da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Renato Gouvêa. Isso porque ele tem oito anos de experiência com robótica. “A criança pensando em ciência e tecnologia terá conhecimento maior e poderá colaborar ainda mais com o crescimento da cidade, do estado, do país e do mundo”, observou.

 

Inova Prudente – Vale lembrar que o Centro de Inovação é um espaço para apoio à pesquisa e desenvolvimento da inovação de novos produtos e serviços. Entretanto, o escopo do projeto encaminhado pelo prefeito Nelson Bugalho à Câmara, prevê que a educação básica também seja privilegiada com estimulo a iniciação científica, a ciência e ao empreendedorismo.

Segundo explica Rogério Alessi, secretário de Tecnologia, a ideia é familiarizar as crianças e os adolescentes com a ciência para que se sintam motivados a continuar estudando, inclusive, despertar o interesse universitário pela ciência, seja pela tecnologia, informática, química, robótica e as demais vertentes da área.

“O laboratório de robótica será mais um espaço que teremos para trabalhar com as crianças, para que desde cedo tenham mais familiaridade com a ciência, tecnologia e inovação, porque é a geração que em 10 ou 15 anos estará no mercado de trabalho”, conclui.

A oficina de robótica será frequentada pelos alunos do 1º ao 5º ano de Rede Municipal de Educação, no contraturno da aula. O projeto prevê aquisição dos equipamentos de montagem, mini-robôs e motores para o desenvolvimento de engrenagem e montagem de peças, que são o suporte para educação de vários conceitos de mecânica, física, entre outros.

Além dos citados, a reunião contou ainda com a participação do diretor-presidente da Fundação Educacional ‘Vicente Furlanetto’, José Wilmar Ferreira Lima, da secretária do órgão, Keli Aparecida Santos, da responsável pelo eixo de Cultura e Arte do Programa Cidadescola, Valdirene Aparecida de Oliveira Rosa, e do comercial da Agnus, Daniel Canhoto.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação