Isabela Souza
Amanhã, das 8h às 11h30, na Fundação Inova Prudente, o Carim (Associação de Apoio Ao Paciente Renal Crônico) irá realizar um evento gratuito e aberto ao público prestando atendimentos e exames para os participantes, em alusão à campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, “Ame seus rins, dose sua creatinina”.
No vento serão ofertados os seguintes exames: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dosagem da creatinina, avaliação IMC (Índice de massa corpórea), avaliação fisioterápica e testes de visão. Para aqueles que têm a intenção de realizar o exame de creatinina, a orientação é estar em jejum.
A creatinina é uma substância produzida pelos músculos e eliminada pela urina, mas pode se acumular no sangue, caso os rins não consigam eliminá-la. Por isso, fazer exame de sangue ou de urina para detectar o nível da creatinina no corpo é a melhor forma para descobrir precocemente se os rins não estão funcionando bem.
Segundo a assistente social do Carim, Elaine Almeida, o publico alvo serão os grupos de risco, como hipertensos, diabéticos, cardíacos, obesos e com casos de doença renal na família.
“É muito importante que nós realizemos esses eventos e que as pessoas participem, pois, levar informação à população sobre os cuidados com os rins, é essencial”, destaca Elaine, “ter hábitos saudáveis como boa alimentação, tomar água, praticar exercícios, dosar sua creatinina, não fazer uso de medicação por conta própria e nos casos dos hipertensos e diabéticos tomar a medicação conforme prescrita pelo seu médico e realizar pelo menos a cada seis meses exame creatinina, também são cuidados essenciais”.
A assistente social destaca que o diagnostico precoce de doenças ajuda no tratamento. Caso algum caso seja detectado durante o evento, o paciente será encaminhado a consulta nefrologista no Carim e será acompanhado pela associação.
SAIBA MAIS
Este ano, o Dia Mundial do Rim se propõe a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais.
Na maior parte do tempo, a evolução da doença renal crônica é assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente. Nesses casos, o principal tratamento imediato é o procedimento de hemodiálise.
Algumas medidas melhoraram os cuidados dos rins, entre elas destacam-se:
– Incentivar e adotar estilos de vida saudáveis: acesso à água potável, exercícios, dieta saudável, controle do tabagismo.
– Garantir que os pacientes com doenças renais, mesmo quando desprovidos de condições financeiras, recebam os serviços básicos de saúde que necessitam (por exemplo, o controle da pressão arterial e do colesterol, acesso aos medicamentos essenciais) para retardar a progressão da doença.
-Quebrar barreiras socioeconômicas e expandir o acesso a serviços abrangentes para atender às necessidades da população é essencial para garantir uma atenção equitativa aos rins e aumentar a qualidade.
IMPORTANTE: Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação de toxinas do organismo. A doença renal crônica é silenciosa, não apresenta sintomas e tem registrado crescente prevalência, alta mortalidade e elevados custos para os sistemas de saúde no mundo.
Principais fatores de risco para as doenças renais crônicas são:
- Pessoas com diabetes (quer seja do tipo 1 ou do tipo 2).
- Pessoa hipertensa.
- Idosos.
- Portadores de obesidade.
- Histórico de doença do aparelho circulatório (doença coronariana, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica, insuficiência cardíaca).
- Histórico de Doença Renal Crônica na família.
- Tabagismo.
- Uso de agentes nefrotóxicos, principalmente medicações que necessitam de ajustes em pacientes com alteração da função renal.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente