Mudanças e novos compromissos, essa é a visão da nova Lei Geral de Proteção de Dados(LGPD). Com intuito de sanar as dúvidas e abordar como a LGPD influencia a área de Tecnologia e Informação (T.I), nesta quarta-feira (18/09), na Inova Prudente, foi realizado um encontro com o tema: “Impactos da LGPD na T.I”.
Em formato de bate-papo, os mediadores foram os profissionais da tecnologia: Esteban Dortta, consultor de desenvolvimento de software; João Carlos Fachini, Software Engineer com 13 anos de experiência em T.I; Lucas Araújo, Chief Information Security Officer da Bevicred; e Pedro Henrique Domingos dos Santos, Desenvolvedor Fullstack na Bevicred.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que promove uma nova forma de lidar com os dados de clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros, foi promulgada em 14 de agosto de 2018 para cuidar do armazenamento e tratamento de dados e do armazenamento dos usuários.
Com isto, as empresas de tecnologia acabam no centro da discussão, já que aumentam as exigências para o cuidado com essas informações e tornarem as operações mais transparentes e garantir tanto confiabilidade como segurança para o usuário.
Marcela Maciel uma das organizadoras do evento explica o bate-papo trata-se de uma leitura básica de profissionais da área de tecnologia da informação e comunicação do ponto de vista operacional e assim causar reflexões que cheguem até a sociedade.
“Existe um prazo para as empresas no Brasil se adequarem nessa lei, e vai envolver toda a gestão e governança de T.I., portanto é preciso que todos os profissionais estejam entendendo como podem ser as aplicações práticas da LGPD”, destaca Maciel.
Lembrando que quando a LGPD entrará em vigor em 2020 e as empresas que não estiverem de acordo com as normas previstas, terão de pagar multas que podem chegar até R$ 50 milhões por infração.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente