Aula Inaugural marca o início da trajetória acadêmica de 150 novos estudantes da Univesp em Presidente Prudente

Ingressantes acompanharam as primeiras orientações sobre os cursos e o funcionamento da universidade
Aula Inaugural marca o início da trajetória acadêmica de 150 novos estudantes da Univesp em Presidente Prudente

Univesp realiza aula inaugural para os novos alunos do polo de Presidente Prudente

Nesta segunda-feira (22/06), os novos estudantes do polo de Presidente Prudente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), participaram da Aula Inaugural realizada na Fundação Inova Prudente. O encontro marcou o início da trajetória acadêmica de 150 aprovados por meio do Vestibular Univesp 2026 e do Provão Paulista.

Os participantes foram acolhidos pela orientadora Renata Nunes e pela mediadora Eliane Nespolo, que apresentaram a equipe do polo, a estrutura da unidade, os canais de atendimento e as plataformas de ensino. Segundo a orientadora Renata, esse primeiro contato é fundamental para aproximar os estudantes da universidade e fortalecer os vínculos entre a turma.

"A importância desse momento é que o aluno conheça o polo, a equipe, os profissionais e toda a estrutura que terá à disposição durante a graduação. Também é uma oportunidade para conhecer os colegas, criar uma rede de apoio e iniciar essa caminhada com mais segurança", destacou.

 

Primeiros passos na universidade

Os estudantes acompanharam a transmissão da aula inaugural ao vivo pelo canal da universidade no YouTube, conduzida pelo presidente da Univesp, Marcos Borges, pelo diretor acadêmico, Romero Tori, e por professores representantes dos cursos, que apresentaram a estrutura das graduações e as novidades para os ingressantes. Ao todo, 36 estudantes participaram presencialmente da atividade no polo de Presidente Prudente, enquanto os demais acompanharam de forma remota.

O principal destaque foi a apresentação da Ambientação e Integração Acadêmica (AIA), nova etapa que antecede o início das aulas. Ao longo de quatro semanas, os ingressantes terão acesso às plataformas e ferramentas utilizadas pela universidade, permitindo que se familiarizem com o ambiente virtual de aprendizagem antes do início das disciplinas regulares.

Segundo a orientadora do polo, Vanessa Miola, a iniciativa representa um avanço no processo de adaptação dos estudantes à graduação a distância. "A AIA funciona como uma preparação, facilita a adaptação, fortalece a integração e contribui para reduzir a evasão, especialmente entre estudantes que estavam há muitos anos afastados da sala de aula", reforçou.

A expectativa para essa nova etapa também é compartilhada pelos estudantes. Entre eles está Karine Suzano Navarro, de 39 anos, que iniciará o curso de Pedagogia. Formada em Administração, pós-graduada e com trajetória profissional nas áreas de saúde e recursos humanos, ela decidiu aproveitar a oportunidade para seguir um antigo sonho: tornar-se professora.

"Sempre gostei da área da educação, apesar de ter seguido outra carreira. Quando vi a divulgação do vestibular, resolvi tentar. Fazia 22 anos que eu não estudava e nem me preparei para a prova, então fiquei muito feliz quando descobri que tinha sido aprovada. Estou muito empolgada para começar essa nova fase", contou.

 

Apoio durante a graduação

Além de acompanhar os alunos neste primeiro momento, a equipe do polo permanece como referência durante todo o curso. As mediadoras atuam diretamente no acompanhamento dos Projetos Integradores, enquanto as orientadoras oferecem suporte acadêmico e administrativo, auxiliando desde o acesso às plataformas até o encaminhamento de demandas junto à universidade.

Para a mediadora Eliane, esse acompanhamento é um dos fatores que contribuem para a permanência dos estudantes no ensino superior. "Quando o aluno encontra uma equipe que oferece acolhimento e orientação, as chances de evasão diminuem. Nosso papel é incentivar, mostrar os caminhos e ajudar os estudantes a encontrarem as ferramentas necessárias para superar os desafios da graduação", afirmou.

Segundo Eliane, a Aula Inaugural representa o primeiro passo dessa relação de proximidade entre o polo e os ingressantes. "Queremos que eles saibam que terão uma equipe ao lado deles durante toda a trajetória acadêmica, para que consigam concluir o curso com segurança e confiança", completou.

 

Sobre a Univesp

O polo da Univesp em Presidente Prudente funciona na Inova Prudente, por meio de convênio com a Prefeitura Municipal, que disponibiliza salas de informática e coworking para os alunos realizarem provas e atividades. A universidade oferece 10 cursos distribuídos em três eixos de ingresso:

Licenciatura: Letras, Matemática e Pedagogia;

Negócios e Produção: Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais;

Computação: Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial.

Os interessados e estudantes matriculados podem entrar em contato com a equipe pelo telefone 3909-9110 ou serem atendidos presencialmente, a fundação é localizada na Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700 - Jardim Itaipu.

 

*A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Assessoria de Comunicação Inova Prudente