Arrecadação tributária de empresas residentes da Inova cresce 1.400% nos últimos 4 anos

Criação da lei municipal de incentivos fiscais e melhorias estruturais na Fundação favoreceram os resultados
Arrecadação tributária de empresas residentes da Inova cresce 1.400% nos últimos 4 anos

Arrecadação tributária de empresas residentes da Inova cresce 1.400% nos últimos 4 anos

De acordo com levantamento realizado junto ao Departamento Fiscal e Tributário da Prefeitura de Presidente Prudente, a arrecadação de tributos sobre serviços (ISS) junto às empresas instaladas no Coworking da Inova Prudente tem a projeção de alcançar a soma de R$400.000,00 até o final de 2024.

Levando em conta um recorte dos últimos quatro anos, os valores obtidos, ainda segundo o relatório, apresentaram uma crescente acumulada de 1.400%. Segundo os dados, no fechamento de 2020, os valores arrecadados alcançaram a quantia de R$26.559,37.

Programas de empreendedorismo e incentivos fiscais

O crescimento dos resultados se deu, justamente, pelo crescimento das empresas instaladas no Coworking e de novas empresas que chegaram, atraídas, dentre outros benefícios, pela lei de incentivos fiscais, que instituiu em 2% o valor do ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas que exerçam atividades inerentes a serviços de informática e equivalentes no município.

Assinada em 2022, a Lei Complementar nº 269/2022 foi responsável pela permanência de empresas de tecnologia na cidade e pelo retorno de outras que haviam transferido suas operações para outras localidades.

Números poderão aumentar no curto prazo

Segundo as projeções, há espaço para alcançar números ainda maiores no próximo ano. “Com a previsão de ocupação máxima dos espaços físicos da Inova até o final de 2024, e a construção de novos espaços em 2025, a tendência é que a receita dessas empresas cresça cada vez mais, e com elas, a arrecadação fiscal junto ao município”, afirma o diretor da Inova, Diego Andreasi.

Ainda de acordo com o diretor, a Inova pretende encerrar o ano com cerca de 50 empresas residentes ativas, que são aquelas que estão em dia com suas obrigações financeiras junto à Fundação. Ele também lembra que os valores arrecadados com os tributos são todos revertidos em melhorias estruturais da Inova Prudente.

Como se tornar um residente?

Com a finalidade de credenciar pessoas físicas que queiram abrir suas empresas, e também pessoas jurídicas – já existentes – para que possam transferir sua sede fiscal e administrativa para o endereço da Inova Prudente, o edital de chamamento da Fundação pode ser acessado pelo endereço https://inovaprudente.com.br/suaempresa

As empresas interessadas podem participar apresentando em seu modelo de negócio, serviços ligados às áreas de tecnologia, inovação, ensino ou pesquisa.

Para todas as modalidades são oferecidos serviços de correspondência e recebimento de objetos, uso do espaço coletivo do coworking, identificação visual e descontos na locação dos espaços da Fundação.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente